CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA UMA EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar as contribuições da Teoria da Atividade, de Aleksei Nikolaevich Leontiev (1903-1979), para a construção das propostas curriculares dos cursos de educação de jovens e adultos integrada à formação inicial e continuada no âmbito do PROEJA. Para a Teoria da Atividade o homem possui necessidades, e se relaciona com a natureza, identificando nela um objeto específico que poderá suprir essa necessidade. Dessa relação entre a necessidade humana, o objeto para satisfazê-la, as ações e instrumentos que possibilitam atingir esse o objeto, uma série de relações sociais são construídas, sendo base para o desenvolvimento dos processos psicológicos. Partindo desses conceitos o artigo busca estabelecer relações com a proposta da EJA FIC, na perspectiva de sinalizar o potencial que a Teoria da Atividade tem para contribuir para as propostas curriculares e compreensão da relação dos alunos da EJA com a educação profissional no ensino fundamental, ultrapassando as visões que concentram a formação para o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Teoria da Atividade. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Trabalho como Princípio Educativo.

The purpose of this article is to identify the contributions of the Activity Theory, by Aleksei Nikolaevich Leontiev (1903-1979), to the construction of the curriculum proposals for young and adult education courses, integrated into the initial and continuous training in the scope of the PROEJA. According to the Activity Theory, humans have needs and relate to the nature, identifying in it a specific object that supplies these needs. From the relation among humans´ needs, the object that satisfies them and the actions and instruments that enable their achievements, a series of social relations are built, becoming the base to the development of psychological processes. From these concepts, this article aims to establish relations with what EJA FIC proposes, aiming to signalize the potential that the Activity Theory has to contribute to the curriculum proposals and the comprehension of the relations between the EJA students and the professional education in elementary school, surpassing the points of view focused on the job market.

Keywords: Activity Theory. Professional Education. Young and Adult Education. Educational Work as Principle.

Biografia do Autor

Francisco Campos Pacheco Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Atuou como coordenador pedagógico, e posteriormente de Projetos, no Centro de Educação Estudos e Pesquisas. Foi responsável pela execução do projeto sobre a Certificação Profissional de Trabalhadores que busca o desenvolvimento de ações no campo da formulação de uma política nacional de certificação profissional realizado pela OIT para o Mnistério do Trabalho e Emprego. A experiência na área de Educação, tem ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, educação e movimentos sociais, educação de jovens e adultos, competências, curriculo, educação e trabalho, educação profissional. Atualmente exerce cargo de assistente da diretora do Departamento de educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do município de Santo André.

Downloads

Publicado

31.12.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares