Mapeando o pensamento combinatório na BNCC

conexões explícitas e implícitas

Autores

  • Cézar Augusto de Freitas Anselmo Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil
  • Ana Karina Cancian Baroni Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v5iFC.2572

Palavras-chave:

pensamento combinatório, análise combinatória, BNCC, conexões

Resumo

O desenvolvimento do pensamento combinatório na educação básica é o tema central deste estudo, que consiste em uma análise documental da BNCC, além de uma pesquisa bibliográfica em torno do assunto. Nos debruçamos especialmente sobre as habilidades a serem desenvolvidas em cada ano letivo, mapeando esse percurso e estabelecendo conexões explícitas e implícitas com o pensamento combinatório ali percebidas, num movimento constante entre essas conexões ao longo da educação escolar. A análise nos permitiu organizar figuras ilustrativas dos percursos do desenvolvimento do pensamento combinatório ao longo dos anos e, em especial, estabelecer relações importantes entre as habilidades a serem desenvolvidas, de forma a contribuir para a organização da prática de sala de aula.

Biografia do Autor

Cézar Augusto de Freitas Anselmo, Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil

Estado-Maior Geral/Seção de Estatística e Geoprocessamento/Mestre em Estatística
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF, Brasília, DF, Brasil.

Ana Karina Cancian Baroni, Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil

Doutora em Educação Matemática pela UNESP Rio Claro, com interesse em Educação Financeira, formação do professor de Matemática e tecnologias digitais. Mestre em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro, na área de formação do professor de Matemática e tecnologias. Professora EBTT do Instituto Federal de São Paulo/Capivari. Experiência docente nas áreas de Formação de Conceitos em Matemática, Matemática Financeira, Estatística e Cálculo Diferencial e Integral. Membro do GIEMAG - Grupo Interdisciplinar de Educação, Matemática e Gestão.

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Publicado

07/12/2024

Como Citar

ANSELMO, C. A. de F.; BARONI, A. K. C. Mapeando o pensamento combinatório na BNCC: conexões explícitas e implícitas. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 5, n. FC, p. e024002, 2024. DOI: 10.47734/rce.v5iFC.2572. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2572. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos originados de TCCs

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