Mapeando o pensamento combinatório na BNCC

conexões explícitas e implícitas

Autores

  • Cézar Augusto de Freitas Anselmo Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil
  • Ana Karina Cancian Baroni Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v5iFC.2572

Palavras-chave:

pensamento combinatório, análise combinatória, BNCC, conexões

Resumo

O desenvolvimento do pensamento combinatório na educação básica é o tema central deste estudo, que consiste em uma análise documental da BNCC, além de uma pesquisa bibliográfica em torno do assunto. Nos debruçamos especialmente sobre as habilidades a serem desenvolvidas em cada ano letivo, mapeando esse percurso e estabelecendo conexões explícitas e implícitas com o pensamento combinatório ali percebidas, num movimento constante entre essas conexões ao longo da educação escolar. A análise nos permitiu organizar figuras ilustrativas dos percursos do desenvolvimento do pensamento combinatório ao longo dos anos e, em especial, estabelecer relações importantes entre as habilidades a serem desenvolvidas, de forma a contribuir para a organização da prática de sala de aula.

Biografia do Autor

Cézar Augusto de Freitas Anselmo, Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil

Estado-Maior Geral/Seção de Estatística e Geoprocessamento/Mestre em Estatística
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF, Brasília, DF, Brasil.

Ana Karina Cancian Baroni, Instituto Federal de São Paulo – IFSP, Capivari, SP, Brasil

Doutora em Educação Matemática pela UNESP Rio Claro, com interesse em Educação Financeira, formação do professor de Matemática e tecnologias digitais. Mestre em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro, na área de formação do professor de Matemática e tecnologias. Professora EBTT do Instituto Federal de São Paulo/Capivari. Experiência docente nas áreas de Formação de Conceitos em Matemática, Matemática Financeira, Estatística e Cálculo Diferencial e Integral. Membro do GIEMAG - Grupo Interdisciplinar de Educação, Matemática e Gestão.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. . Ensinando Matemática na Sala de Aula através da Resolução de Problemas. Boletim GEPEM, v. 55, p. 133-154, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DESLAURIERS, J. P.; KÉRISIT, M. O delineamento da pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. et. al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. 4ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

DUCRET, J-J. Jean Piaget et la Pysichologie du Développement Cognitif. Disponível em: https://www.cepiag.ch/blog/wp-content/JPiaget_et_la_psychologie_du_dvp_cognitif_11.pdf. Acesso em: 14 de dez. 2023.

KAPUR, J.N. Combinatorial Analysis and School Mathematics. Educational Studies in Mathematics. v. 3, n. 1, pp. 111-127. 1970.

LIMA JUNIOR at. al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, p. 36-51. 2021.

LOUREIRO, C. Multiplicação, combinatória e desafios. Revista Educação e Matemática, Lisboa-Portugal, número 44, 14-20, 1997.

ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. IN: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999. cap12, p.199 - 220.

SANTOS, J.P.O., MELLO, M.P., MURARI, I.T.C. Introdução à Análise Combinatória. Campinas: UNICAMP, 1995.

Downloads

Publicado

07/12/2024

Como Citar

ANSELMO, C. A. de F.; BARONI, A. K. C. Mapeando o pensamento combinatório na BNCC: conexões explícitas e implícitas. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 5, n. FC, p. e024002, 2024. DOI: 10.47734/rce.v5iFC.2572. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2572. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos originados de TCCs

Categorias