Revista Ciência em Evidência
https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia
<p>A <strong>Revista Ciência em Evidência (ISSN 2763-5457)</strong> é um periódico do IFSP Campus Capivari, de caráter multidisciplinar. Nesse sentido, trabalhos que transitem entre as seguintes áreas são bem vindos: Educação; Informática; Linguística, Letras e Artes; Educação Física; Ciências Exatas; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Administração e Gestão.</p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">A Revista Ciência em Evidência tem como foco a publicação de artigos científicos, resultados de projetos de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações, dentre outras modalidades de produção científica das mais diversas áreas do conhecimento.</span></p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">O escopo editorial da revista é o de promover debates que contribuam para a construção do conhecimento multi e interdisciplinares.</span></p>pt-BR<p>Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a <strong>Revista Ciência em Evidência</strong> (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.</p> <p>Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.</p> <p>Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à <strong>Revista Ciência em Evidência</strong> (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.</p>rce@ifsp.edu.br (Érica Maio Taveira Grande)alexandre.maia@ifsp.edu.br (Coordenador de Pesquisa e Inovação: Alexandre Camargo Maia)Fri, 06 Jun 2025 12:31:32 -0300OJS 3.3.0.20http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60A educação financeira na licenciatura em matemática
https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2715
<p><span style="font-weight: 400;">O objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática composta por três atividades, para uma abordagem da Educação Financeira em um curso de Licenciatura em Matemática. Considerando as contribuições do Pensamento Computacional na elaboração destas atividades, de forma conectada com os problemas reais da vida financeira e segundo uma concepção de Educação Financeira embasada na Educação Matemática Crítica, foi usado o </span><em><span style="font-weight: 400;">Scratch</span></em><span style="font-weight: 400;"> para a proposição de uma ação de formação em Educação Financeira aos futuros professores. Espera-se sugerir uma possibilidade e, possivelmente, incentivar outras, não apenas para a formação do professor, mas para a sua própria prática na Educação Básica.</span></p>Rogério Luis Spagnolo da Silva, Ana Karina Cancian Baroni
Direitos autorais (c) 2025 Rogério Luis Spagnolo da Silva, Ana Karina Cancian Baroni
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2715Fri, 27 Jun 2025 00:00:00 -0300Explorando o Uso do GeoGebraAR no Ensino de Geometria Espacial com Futuros Professores
https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2723
<p><span style="font-weight: 400;">Discute-se, neste artigo, as respostas de estudantes de licenciatura em matemática acerca de uma atividade investigativa de geometria espacial com o uso da realidade aumentada e a avaliação dos licenciandos sobre o uso da realidade aumentada na educação básica por meio de um questionário avaliativo sobre a atividade. O objetivo da investigação foi o de identificar potencialidades do uso da realidade aumentada como recurso para o ensino de geometria. Para isso, foram gravadas as telas e áudios dos celulares dos participantes durante a realização de uma atividade investigativa proposta no GeoGebraAR. O referencial teórico adotado na análise é o raciocínio matemático e o desenvolvimento de seus processos. De maneira geral, observou-se que a realidade aumentada influencia nos processos de raciocínio matemático, favorecendo o desenvolvimento ou revelando dificuldades dos participantes. A avaliação geral dos licenciandos indicou potencialidades e interesses no uso dessa tecnologia em salas de aulas da educação básica.</span></p>Igor Rocha Siqueira, Dr. William Vieira, Dr. Roberto Seidi Imafuku
Direitos autorais (c) 2025 Igor Rocha Siqueira, Dr. William Vieira, Dr. Roberto Seidi Imafuku
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2723Fri, 06 Jun 2025 00:00:00 -0300Prevendo tendências no mercado de ações por meio de redes neurais recorrentes
https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2563
<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho propõe um curso de Ensino a Distância (EaD) gamificado, desenvolvido na plataforma Moodle com integração de Google Colab e Python, para ensinar a previsão de tendências no mercado de ações e, potencialmente em outros ativos de renda variável, utilizando Redes Neurais Recorrentes (</span><em><span style="font-weight: 400;">Recurrent Neural Networks - RNNs</span></em><span style="font-weight: 400;">). O objetivo é democratizar o acesso à educação financeira avançada, permitindo que não especialistas apliquem técnicas de análise financeira e programação para a tomada de decisões de investimento mais informadas. O curso foi estruturado em 14 seções, com material didático autoral, artigos complementares e atividades práticas gamificadas, incluindo a criação de </span><em><span style="font-weight: 400;">templates </span></em><span style="font-weight: 400;">de RNNs em Python para simulação de análises preditivas. Os resultados preliminares demonstram o potencial da abordagem para engajar alunos, mesmo sem conhecimento prévio em finanças ou programação, no aprendizado de conceitos complexos e na aplicação prática de técnicas avançadas de previsão. Acredita-se que o curso contribua para a disseminação do conhecimento sobre o uso de inteligência artificial no mercado financeiro, fomentando uma participação mais consciente e estratégica dos investidores.</span></p>Fabriciu Alarcão Veiga Benini, Victoria Barboza de Castro Cunha
Direitos autorais (c) 2025 Fabriciu Alarcão Veiga Benini, Victoria Barboza de Castro Cunha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2563Fri, 06 Jun 2025 00:00:00 -0300