A Formação da ideia de números inteiros por meio de jogos no scratch

Autores

  • Isis Loatti Instituto Federal de São Paulo https://orcid.org/0009-0000-4724-1432
  • Ana Karina Cancian Baroni Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo: Sao Paulo, SP, BR

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2439

Palavras-chave:

Educação Matemática, Scratch, Ensino Fundamental.

Resumo

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia e também nos ambientes escolares. Diante desse cenário, faz-se necessária a utilização desses equipamentos em sala de aula, já que nossos alunos são nativos digitais. Muitas vezes, nós, professores, não encontramos tempo para pesquisar recursos como jogos digitais para utilizar em sala, devido à rotina de trabalho e porque essa busca demanda tempo e direcionamentos. A pesquisa que trazemos por meio deste artigo compreende a análise de jogos voltados à construção da ideia de números inteiros, disponíveis na plataforma Scratch. Os dados foram produzidos por meio de uma pesquisa bibliográfica de estudos relacionados e, em paralelo, a um estudo exploratório junto ao site onde é oferecido acesso gratuito ao Scratch. Percebemos possibilidades educacionais valiosas por meio dos jogos encontrados, quando aliados a uma abordagem desafiadora em sala de aula, tendo o professor um papel fundamental na potencialização desse recurso para a aprendizagem do conceito.

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Publicado

12/22/2023

Como Citar

LOATTI, I.; CANCIAN BARONI, A. K. A Formação da ideia de números inteiros por meio de jogos no scratch. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023008, 2023. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2439. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2439. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos originados de TCCs

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