Transparência nos portais eletrônicos dos Institutos Federais

um levantamento dos periódicos no Portal Capes

Autores

  • Leticia Pedroso Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Igor Vasconcelos Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v4iFC.2305

Palavras-chave:

Transparência, Acesso à Informação, LAI, Portais, Instituto Federal

Resumo

A publicação da Lei nº 12.527/2011 - LAI completou dez anos no dia 18 de novembro de 2021 e seu propósito ainda é o de ampliar a transparência pública das informações governamentais. Desta forma, o presente artigo tem o objetivo inventariar as publicações do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal CAPES) que abordem o tema de transparência nos portais eletrônicos dos institutos federais brasileiros. A pesquisa adotou a metodologia de revisão da bibliografia e considerou o uso do descritor transparência, portal e instituto federal em sua primeira na análise e posterior do descritor transparência, sítio e instituto federal, ambas sem nenhum recorte temporal. Ao analisar os resultados da primeira pesquisa observou-se a ocorrência de apenas 04 publicações no Portal CAPES, todas do formato artigo, relacionadas a análise dos sítios eletrônicos dos institutos federais. Na segunda pesquisa, as publicações foram as mesmas apresentadas com os primeiros descritores. Observou-se que o número de publicações sobre esse tema teve início somente 10 anos após a criação dos institutos federais, as metodologias utilizaram indicadores diferentes, mas concluíram que os sites analisados ainda não atendem em sua totalidade às informações mínimas estabelecidas pela LAI. Caberá aos servidores atuantes dentro dos institutos uma ação sistematizada para alteração do cenário identificado.

Biografia do Autor

Leticia Pedroso Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Sao Carlos (2018), graduação em Pedagogia pela FAEL (2020) e graduação em Administração Pública pela ESAB (2022). Pós graduação em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012) e em Administração Pública Municipal pela UTFPR (2020). Mestra em Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo (2022). de Atuou na área ambiental de assentamentos estaduais na Fundação ITESP entre 2011 e 2014. Atua no IFSP Câmpus Capivari desde 2014 como técnica em assuntos educacionais (TAE), tendo atuado como Coordenadora da Coordenadoria de Apoio ao Ensino, Diretora Adjunta Educacional do IFSP Capivari e atualmente exerce o cargo de Diretora-Geral do Câmpus.

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Publicado

06/09/2023

Como Citar

PEDROSO RAMOS, L.; VASCONCELOS NOGUEIRA, I. Transparência nos portais eletrônicos dos Institutos Federais: um levantamento dos periódicos no Portal Capes. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023001, 2023. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2305. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2305. Acesso em: 19 dez. 2024.