VIABILIDADE DOS MODOS NÃO MOTORIZADOS
Resumo
O trânsito está cada vez mais caótico e os congestionamentos mais frequentes, de tal forma que a vida das pessoas nas cidades é afetada com a redução da qualidade de vida, devido ao tempo dispendido do ir e vir diário para as funções utilitárias. Daí a importância de estudar a demanda de tráfego para instalação de vias cicláveis, para contribuir na redução do uso dos veículos motorizados. Este estudo de caso realizou-se na cidade de Presidente Epitácio-SP na qual foram aplicados 1763 questionários em um total de 41.511 habitantes. A quantidade de questionários a serem aplicados definiu-se por meio do método estatístico Amostragem Aleatória Simples (AAS). Os dados advindos dos questionários resultaram em matrizes origem destino, O/D, por meio do software Google Maps, o que permitiu obter o principal modo utilizado e as rotas de maior fluxo. Nos resultados predominaram os modos não motorizados, a pé e bicicleta, com representatividade de 50%, comprovando-se a demanda e a vocação ciclável da urbe. Palavras-chave: Bicicleta. Ciclovia. Ciclorota. Ciclofaixa. Presidente Epitácio-SP.Downloads
Publicado
09.04.2019
Como Citar
de Freitas, V., & Alves Brasileiro, L. . (2019). VIABILIDADE DOS MODOS NÃO MOTORIZADOS. Revista Sinergia, 20(4). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/sinergia/article/view/928
Edição
Seção
Artigos Multidisciplinares