LIVRO INTERATIVO PARA A COMPONENTE CURRICULAR FÍSICA, NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: APLICATIVO COM REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
Resumo
A realidade aumentada vem ganhando uma boa visibilidade no “mundo da tecnologia” desde 1990 e atualmente pode ser implementado em diversas áreas do conhecimento. Um campo que pouco explora essa tecnologia, moderna e acessível, é o campo da educação. Baseando-se nisso, esse trabalho busca apresentar a realidade aumentada ao ambiente escolar e explorar novas formas de utilização dos dispositivos móveis na sala de aula (especificamente do ensino médio). Um projeto foi conduzido por estudantes do ensino médio e técnico visando auxiliar alunos na compreensão de conceitos e fundamentos da física – um conteúdo que se mostra de difícil compreensão por parte da maioria dos estudantes – através de um aplicativo Android que faz uso da realidade aumentada, transformando o livro didático de física em um livro interativo, oferecendo uma maneira mais clara de visualizar e ensinar os conteúdos de física através da simulação de seus conceitos e experimentos em situações virtuais com objetos, animações e a possibilidade de interação com os usuários do aplicativo. Tudo isso feito através do uso de um dispositivo muito popular, o smartphone (e outros).Downloads
Publicado
30.06.2019
Como Citar
Bergamaschi, M. P., Bergamaschi, M. das N. F. D., Pereira, P. de F., & Lourenço, P. G. (2019). LIVRO INTERATIVO PARA A COMPONENTE CURRICULAR FÍSICA, NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: APLICATIVO COM REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS. Revista Sinergia, 20(2). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/sinergia/article/view/703
Edição
Seção
Artigos Multidisciplinares