3DPONK: O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA ENSINAR LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A escolha do método ideal para o ensino de disciplinas de Ciência da Computação a alunos iniciantes é um assunto muito discutido atualmente. Ao analisar a crescente evasão de cursos da área de Informática, surge a necessidade da criação de novas estratégias para o ensino de Ciência da Computação, que permitam que o conteúdo seja ensinado ao mesmo tempo em que mantém o interesse dos alunos. Em particular, o uso de jogos digitais se mostra como uma alternativa promissora devido ao potencial do desenvolvimento de habilidades relacionadas à tomada de decisão e raciocínio lógico por parte do aluno. Dessa forma, este trabalho aborda o desenvolvimento de jogos digitais como motivação para o ensino de conteúdos de Engenharia de Software e Programação Orientada a Objetos a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, campus de São João da Boa Vista. Além disso, é apresentado um estudo de caso desenvolvido com alunos do Ensino Médio: a criação de um jogo digital chamado 3DPonk, inspirado no jogo clássico Pong, mas com os seguintes diferenciais: (i) gráficos tridimensionais; (ii) uso do mouse, teclado e sensor de movimentos Kinect para identificar a posição dos jogadores; (iii) possibilidade de usar efeitos especiais durante o jogo. Por fim, foi realizada uma avaliação do desenvolvimento deste trabalho por meio do uso de questionários e dentre os resultados obtidos destacam-se: 60% dos alunos disseram que aumentou a sua motivação a aprender o conteúdo ministrado e 50% dos alunos aumentaram as suas notas em comparação com atividades anteriores.Downloads
Publicado
24.09.2018
Como Citar
Carosia, A. E. de O., Júnior, S. S. B., & Fernandes, M. da S. (2018). 3DPONK: O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA ENSINAR LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. Revista Sinergia, 19(2), 91–98. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/sinergia/article/view/353
Edição
Seção
Artigos Multidisciplinares