Notas sobre gestão escolar: a democracia em jogo
Resumo
Esse artigo, volta-se à gestão democrática escolar em escolas públicas a partir da forma de provimento do cargo máximo de comando: o diretor escolar. Através de pesquisa bibliográfica, elencamos o que já foi levantado por alguns pesquisadores sobre o tema e seus correlatos. Discorre-se, aqui, sobre a trajetória de construção dos formatos de gestão escolar, da concepção da educação pública no formato de república adotada que ainda mantém, na visão de muitos autores, ranços de autoritarismo. Ao final, verifica-se se os estudos analisados indicam avanços ou recuos na construção de um perfil democrático para o gestor, como estão os mecanismos que oxigenam o princípio democrático na escola, contando para isso com o envolvimento decisório de seus atores.Downloads
Publicado
30.06.2018
Como Citar
LOPES, I. C. (2018). Notas sobre gestão escolar: a democracia em jogo. Revista Sinergia, 19(1). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/sinergia/article/view/23
Edição
Seção
Artigos Multidisciplinares