METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO EM UM CURSO TÉCNICO DA ÁREA DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Autores

  • Rafael da Silva Muniz IFSP Campinas

Resumo

O mundo em constante evolução exige cada vez mais indivíduos capazes e que tenham compe-tências e habilidades para tomar decisões de forma rápida e consciente. Assim, faz-se necessá-ria uma educação dinâmica que seja capaz de se adaptar às frequentes alterações tecnológicas e sociais. Na área de Ciência da Computação, a evolução é ainda mais frequente e o modelo tradicional de ensino é um fator que limita a capacitação dos alunos para o mundo do trabalho. As metodologias ativas de aprendizagem buscam transformar o aluno em um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento, entendendo que a aprendizagem necessita ser trans-formacional. A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) se apresenta como uma metodolo-gia ativa colaborativa, construtivista e contextualizada, podendo ser aplicada de forma híbrida, em conjunto com outras estratégias de ensino. Foi realizada uma aplicação híbrida de metodo-logias ativas e aulas tradicionais na disciplina de Programação Orientada a Objeto. Os alunos foram divididos em seis grupos, aos quais foram propostos dois temas para desenvolvimento de um projeto. Ao final, entregaram o código fonte na linguagem Java e a modelagem das classes no padrão UML (Unified Modeling Language). Foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar a percepção dos alunos em relação à atividade proposta. Os resultados foram ava-liados por meio da observação e percepção dos professores, verificação dos projetos entregues e análise das respostas ao questionário. Por fim, constatou-se que a PBL promoveu uma maior socialização dos alunos e facilitou o engajamento e a curiosidade na solução de problemas.

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Publicado

02.12.2025

Como Citar

da Silva Muniz, R. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO EM UM CURSO TÉCNICO DA ÁREA DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Revista Sinergia, 25(1), 3–15. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/sinergia/article/view/1885