PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DE UM CURSO DE TECNOLOGIA SEGUNDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL)
Resumo
A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) propicia a inclusão e o desenvolvimento de habilidades do trabalho em equipe. Objetivou-se elaborar uma proposta para a aplicação da PBL no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Campus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Foram levantados exemplos de aplicação da PBL. Foi feito um diagnóstico da estrutura atual do curso. Apresentou-se uma proposta para sua adequação e aplicação segundo a PBL, indicando uma nova estrutura que contemplasse todos os conteúdos abordados na estrutura tradicional, porém combinados de forma interdisciplinar, não fragmentada. Identificou-se a necessidade de apoio da administração escolar e a formação de um núcleo docente que conheça a PBL. Com a PBL, espera-se que os alunos possam desenvolver autonomia e visão crítica na construção de seu próprio conhecimento.Downloads
Publicado
01.02.2023
Como Citar
Carletto Gruber, F., Tamasauskas Bressani, L., Fantinatti, P. A. P., & Pereira de Andrade, C. (2023). PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DE UM CURSO DE TECNOLOGIA SEGUNDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL). Revista Sinergia, 24(1). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/sinergia/article/view/1883
Edição
Seção
Artigos Multidisciplinares