MICROPOSICIONADOR AUTOMATIZADO PARA SENSORES PLASMÔNICOS

Autores

Resumo

O escopo deste projeto de Iniciação Científica é aperfeiçoar o processo de varredura sobre o sensor plasmônico do arranjo experimental presente nos Laboratórios de Microeletrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O microposicionador será acoplado perpendicularmente a outro posicionador e movimentará um feixe de laser nas direções X e Y sobre uma superfície sensível.  O resultado disso é o escaneamento ponto a ponto da superfície do sensor seguido da geração de imagens químicas correspondentes ao gás de teste. Desta forma, espera-se que este projeto traga melhorias na resolução de imagens químicas obtidas por meio da técnica SLPT (Scanning Light Pulse Technique). O circuito eletrônico desenvolvido neste trabalho destina-se a controlar o posicionamento de um feixe de laser por meio de um mini motor de passo e um encoder. A partir dos resultados obtidos concluiu-se que o circuito de controle é a instrumentação necessária para aprimorar o sistema de sensoriamento de gases existente.

Biografia do Autor

Taynara Apoenã de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Taynara Apoenã de Oliveira realizou seu estágio de Graduação, na ETMA METAL PARTS Portugal, num período de cinco meses e executou um intercâmbio de onze meses (2014 -2015) no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Portugal, onde se formou em Auditora Interna nas áreas de Qualidade e Ambiente pela SGS Academy. Em 2013, concluiu o curso Técnico em Eletrônica pela ETEC Aristóteles Ferreira, e respectivamente, o mini curso em Instrumentação Básica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, em 2014. Atualmente é aluna do curso Superior em Automação Industrial e bolsista de Iniciação Cientifica do Instituto Federal de São Paulo IFSP. 

Downloads

Publicado

31.12.2018

Como Citar

de Oliveira, T. A. (2018). MICROPOSICIONADOR AUTOMATIZADO PARA SENSORES PLASMÔNICOS. Revista Sinergia, 19. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/sinergia/article/view/182