Loucura ou ficção? Uma leitura de Dom Quixote
Palavras-chave:
Estratégias; Leitura; Proficiência; Ficção.Resumo
O presente relato de experiência trata de como foi realizado um trabalho em sala de aula sobre níveis e estratégias de leitura a partir da análise da obra Dom Quixote. Basicamente, como referencial teórico, utilizaram-se os autores Alberto Manguel e Isabel Solé. A metodologia empregada foi a pesquisa de campo quantitativa por meio da aplicação de questionário sobre leitura, além da pesquisa bibliográfica. O objetivo proposto foi investigar diferentes níveis de proficiência leitora entre discentes de mesma idade e buscar entender o porquê de possíveis discrepâncias. Para tanto, foram executadas atividades de pré-leitura, de trabalho com adaptações do texto de Miguel de Cervantes até a leitura integral. Constatou-se que, mesmo sendo um dos maiores clássicos da literatura universal, os alunos apresentaram níveis muito díspares de proficiência leitora, sendo assim, necessária a intervenção docente a fim de alinhar as competências e habilidades de leitura requeridas do jovem nesta faixa etária.
Referências
__________. Dom Quixote. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb00008a.pdf . Acesso em 10/08/2018.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Cia Letras, 1997.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6.ed. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos® 2025 RIEL
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que todos e todas que submetem manuscritos a este periódico observem princípios éticos e respeitem o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, declaram-se titulares da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringem direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assumem integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, autorizam, cedem e transferem à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outra língua e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.

