O CRESCIMENTO ECONÔMICO AFETANDO A EJA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI

Autores

  • Vilma Santana dos Santos

Resumo

Este artigo estudou a situação de diminuição do número de escolas e a queda de matrículas, registrada consecutivamente desde o ano de 2006, no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos – EJA – ciclo I, particularmente examinando a rede municipal de São Paulo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Tal fato vincula-se à retração na expansão, entraves administrativos e pedagógicos que limitam a capacidade de atendimento da EJA, além de inviabilizar as expectativas de ingresso ou regresso de jovens e adultos ao sistema educacional. Os resultados obtidos, baseados nos fatos e dados apresentados, mostram que, entre outros agravantes, a situação de queda contínua de matrículas na EJA pode estar relacionada diretamente com as mudanças no contexto socioeconômico brasileiro da primeira década do século XXI, quando ocorreu o crescimento econômico do país que propiciou a expansão das oportunidades profissionais para trabalhadores com baixa escolaridade e rendimento de base, favorecendo desta forma, seu acesso e permanência no mercado de trabalho. Admite-se que os discentes da EJA priorizaram os ganhos imediatos procedentes do trabalho e preteriram os benefícios de longo prazo oriundos da escolarização.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Queda de Matrículas. Discentes da EJA.

This article studied the situation of decrease in the number of schools and the drop in enrollment, registered consecutively since 2006, in Basic Education of Youth and Adult Education - EJA – cycle I, particularly by examining the city of Sao Paulo, through a bibliographical and documentary research. This fact relates to a slowdown in the expansion, and to administrative and educational barriers that limit EJA´s service capacity, besides derailing expectation on entrance or return of young and adults to the educational system. The results, based on facts and data presented, show that, among other aggravating factors, the situation of continuous decline in enrollment can be directly related to the changes in the Brazilian socioeconomic context of the first decade of this century, when there was economic growth that led to the expansion of job opportunities for workers with low education and basic income, thus favoring their access and stay in the labor market. It is assumed that the students of EJA prioritized the immediate earnings coming from work and disregarded the long-term benefits arising from schooling.

Keywords: Education for Young and Adults. Drop in Enrollment. Young and Adult students.

Downloads

Publicado

30.09.2015

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares