A Revista SINERGIA é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) e tem por objetivo a divulgação de todo o conhecimento técnico, científico e cultural que efetivamente se alinhe ao perfil institucional do IFSP. Como outras revistas científicas no Brasil e no mundo, é um espaço para que pesquisadores, bolsistas, professores, mestres e doutores das diversas áreas do conhecimento apresentem à comunidade científica o resultado de seus trabalhos, estimulando a busca de novas teorias, o debate e o intercâmbio de conhecimento para enriquecimento da ciência e tecnologia. Os artigos publicados na Revista Sinergia são de inteira responsabilidade de seus autores. Os direitos autorais seguem os termos da Creative Commons.https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/

Informamos que o antigo site foi descontinuado, conforme link: http://www2.ifsp.edu.br/edu/prp/sinergia (2008-2014) - Primeiro site (domínio CEFET-SP 2002-2008): http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/

Notas técnicas (informação a comunidade): A Qualis do Periódico tornou-se B2 na área interdisciplinar 2016, porque parte das áreas de avaliação da Capes, utilizam um conjunto de critérios formais: [...] tais como: periodicidade, regularidade, corpo editorial diversificado, revisão por pares, distribuição e indexação. (BARATA, 2016). Do artigo citado no trecho acima, podemos também destacar a relevância do periódico na avaliação. O artigo também explica que o Qualis Periódicos é um dos instrumentos fundamentais para a avaliação do quesito produção intelectual, agregando o aspecto quantitativo ao qualitativo. Informa também que a ciência atual é cada vez mais interdisciplinar.

Relatório Qualis Periódicos:
Relatório do Qualis Periódicos 45 Interdisciplinar
Relatório do Qualis Periódicos 46 Ensino

REFERÊNCIAS BARATA, R. c. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. RBPG, v.13, n.30, p.013-040, jan./abr. 2016. ______. WEBQUALIS CAPES. Disponível em: http://www.sucupira.capes.gov.br. Acesso em: jul. 2017.

O que é necessário saber para o envio de artigos para avaliação e possível publicação na Revista Sinergia:
1 - Condições de submissão
2 - Modelo para Elaboração de Artigo Científico da Revista Sinergia
3 - Termo de Autorização e Responsabilidade

Outros Serviços:
4 - Trâmite de Artigos
5 - Identificador Digital do Periódico (DOI): http://dx.doi.org/10.33780/issn.2177-451x

Para ser parecerista/avaliador/revisor do Periódico:
Desde que tenha graduação ou especialização (e esteja trabalhando na área), ou tenha Mestrado/Doutorado. Assim, além de enriquecer o conteúdo científico dos artigos enviados para parecer, você também atualiza suas informações no Currículo Lates para futuramente somar pontos para creditar mestrado ou doutorado. Os parececeres apoiam também o trâmite de artigos e desenvolve a avaliação das Áreas Temáticas, sejam elas: Agrárias; Biológicas; Engenharias; Exatas e da Terra; Humanas; Linguística, Letras e Artes; Saúde ou Sociais Aplicadas.
Como realizar o parecer/avaliação nos artigos enviados para a Revista Sinergia?
Basta realizar o cadastro no sistema, analisar os títulos dos artigos neste link: (artigos aguardando parecer e contribuições) , e nos lembrar em: sinergia@ifsp.edu.br, do interesse em fazer parte dos créditos do periódico. Desta forma, poderemos providenciar também, uma Declaração de Parecerista para futuros créditos acadêmicos.

Link com outros documentos que dão o conceito para o periódico

Edições da Sinergia até o Volume 17, nº 1: (V1 n1 ao V17 n1 = 210 MB = formato pdf reduzido)