O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • COVID-19: com a quarentena decretada em São Paulo desde o dia 21/03/2020, os ciclos de avaliações estão mais longos e recursos reduzidos para o trabalho remoto, então, alternativamente, além de manter o artigo no trâmite da Sinergia, é possível também enviar o mesmo artigo (excepcionalmente até a volta da normalidade) para outros periódicos, caso tenha muita urgência para publicação e assim não comprometer os créditos acadêmicos. Lista com outros periódicos podem ser extraídas neste link: href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf" target="_blank"> Filtro para outros periódicos/revistas científicas (selecionar: Área de Avaliação e Classificação)
  • Informamos que a Revista Sinergia é imparcial quanto aos pareceres dados pelos avaliadores e que sempre trabalhará com mais de dois pareceres em avaliações arbitrárias.
    A maioria das sugestões de grandes bases de indexação como a Scielo, bem como sugestões das Coordenadorias de Avaliação da Capes são refletidas nestas diretrizes.
  • Trâmite de Artigos: a familiarização e acompanhamento desta lista alternativa: Trâmite de Artigos é importante para conhecimento dos artigos já submetidos ao periódico, como também o andamento de cada submissão e futuramente a alocação de seu artigo nas edições, caso seja aceito para publicação após pareceres/avaliações.
    Antes da submissão ser aceita, cada artigo passa por uma consulta prévia para verificação da possibilidade de já ter sido publicado em outro periódico, como também da possibilidade de ser plágio e em ambos os casos o artigo é arquivado, não seguindo para avaliação.
  • Modelo de Artigo: o seu artigo/manuscrito foi elaborado conforme o Modelo de Elaboração de Artigo? Em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF?
  • Comitê de Ética: caso o seu artigo tenha dados de pesquisa envolvendo seres humanos, recomendamos que entre em contato (antes mesmo de enviar o seu artigo para a Revista Sinergia) com o Comitê de Ética em Pesquisa.
    "O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar com "munus público", que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa dentro de padrões éticos".
  • Termo de Autorização e Responsabilidade: caso prefira não enviar na submissão o Termo de Autorização e Responsabilidade, este poderá ser enviado futuramente após o aceite do artigo (caso o artigo tenha sido aceito pelos avaliadores/pareceristas) antes da publicação definitiva.
  • Fraude: recomendamos aos avaliadores/pareceristas da Revista Sinergia, o uso de ferramentas de detecção de plágio.
  • Referências: URLs para as referências foram informadas quando possível. A Revista Sinergia toma como base a ABNT NBR 6023 - Informação e documentação — Referências — Elaboração. Segunda Edição 14.11.2018.
  • Contatos: o autor é responsável pela atualização do contato/e-mail do perfil, um cuidado importante para contato futuro do periódico para emissão de avaliação/parecer, carta de aceite, contato do coautor (caso o e-mail do contato principal não seja localizado), apresentação futura do artigo para o público, bem como a comunicação de publicação e comunicação e de outros serviços prestados futuramente pelo periódico.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

Diretrizes para Autores

Informamos que a Revista Sinergia é imparcial quanto aos pareceres dados pelos avaliadores e que sempre trabalhará com mais de dois pareceres em avaliações arbitrárias. A maioria das sugestões de grandes bases de indexação como a Scielo, bem como sugestões das Coordenadorias de Avaliação da Capes são refletidas nestas diretrizes.

Artigos Multidisciplinares

##section.default.policy##

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.