REFLEXÕES SOBRE A EJA E O CURRÍCULO
Resumo
Esta pesquisa tem origem numa indagação: a que tipo de educação escolar pessoas jovens e adultas têm direito, tendo em vista que uma das funções da escolarização consiste em “proporcionar o domínio básico dos conhecimentos científicos”? Partiu-se do pressuposto de que o reconhecimento da Educação de Jovens e Adultos como direito é recente no país, tanto quanto a premissa de que, para esta modalidade, é preciso considerar as especificidades dos sujeitos a quem ela se dirige e sua realidade social na proposição de programas, currículos, materiais didáticos e práticas pedagógicas. Nesse sentido, o objetivo foi o de traçar um perfil para os sujeitos da EJA, por meio de pesquisa documental, e fazer uma breve reflexão sobre um currículo que atenda às especificidades desses sujeitos, reconhecendo e respeitando os seus saberes culturais e conhecimentos construídos ao longo da vida.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Currículo. Ciclo de vida. Conhecimentos práticos.
This research has originated from an inquiry: what kind of school education young and adults have the rightof, considering that one of the functions of education is “to provide the basic domain of scientific knowledge?” (ABREU & VÓVIO, 2010, p.189). It started from the assumption that the recognition of the Youth and Adult Education as a right is recent in the country, as much as the premise that it is necessary to consider the specificities of whom it is addressed to and their social reality in proposing programs, the curriculum, teaching materials and pedagogical practices. In this sense, the goal was to establish a profile about the Youth and Adult subjects, through a documentary research, and to develop a brief reflection about what kind of curriculum attends their specificities, recognizing and respecting their cultural knowledge and that built throughout their lives.
Keywords: Education of Youth and Adults. Curriculum. Life cycle. Practical knowledge.