INVESTIGANDO A INFLUÊNCIA DA MASSA NO MOVIMENTO DE UM CORPO: UMA PROPOSTA BASEADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA AULAS DE LABORATÓRIO DE FÍSICA
Resumo
Este presente artigo aborda o desenvolvimento de uma proposta experimental, visando oferecer uma aula baseada no ensino investigativo, o qual, previa a menor interferência possível por parte do professor. Dessa forma, possibilitou que os alunos compreendessem o processo científico, trabalhando e evoluindo seus conceitos através do tema “a influência da massa no movimento retilíneo de um corpo”. Durante o experimento, os grupos apresentaram concepções alternativas em relação aos fundamentos teóricos de força e energia, que causaram dificuldades na execução experimental. A única divergência de opiniões foi referente à força resultante ao longo do movimento, se seria constante ou não. Entretanto, todos concluíram que a massa é inversamente proporcional à velocidade inicial, à aceleração e à distância percorrida. Após a análise dos relatórios, das discussões ocorridas na aula e dos diagnósticos do professor e das integrantes do projeto, percebeu-se que o método proposto teve o potencial de aprimorar o pensamento crítico e significativo dos estudantes.