O TRATAMENTO DE ÁGUA NO CONTEXTO DO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Barbara Lina de Medeiros Foleis
  • Lerissa Ferreira Lima Ishiba
  • Andrea Santos Liu Instituto Federal de São Paulo
  • Pedro Miranda Junior

Resumo

Neste trabalho, foi proposto o desenvolvimento de oficinas, com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública, situada na zona leste de São Paulo e conveniada com o projeto PIBID. As oficinas foram voltadas para o tratamento de água, visando à contextualização no ensino de química. Foram utilizadas estratégias focadas nas orientações CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), retratando-se processos físico-químicos, que tornam a água apropriada para o consumo humano. A estratégia proposta permitiu aproximar os conteúdos de química e o contexto social, favorecendo o processo de aprendizagem no ensino de ciências.

Palavras-Chave: Contextualização. Ensino de química. Oficinas.

In this work, the development of workshops was proposed, with students of the second grade of a public high school, located on the east side of São Paulo and contracted by the PIBID project, having as the main theme water treatment in the context of chemistry teaching. Focused strategies were used in the STS (Science, Technology and Society) guidelines, where they portrayed physical, chemical and biological processes that make the water suitable for human consumption. Such strategy allowed approximation of the chemical content and the social context, favoring the learning process in science education.

Keywords: Contextualization. Chemistry Teaching. Workshops.

Biografia do Autor

Andrea Santos Liu, Instituto Federal de São Paulo

Docente do Instituto Federal de São Paulo, no campus de São José dos Campos. Atua na área de Química e de Ensino.

Downloads

Publicado

31.03.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares