PROTÓTIPO EDUCACIONAL DE DISPOSITIVO AUTOMATIZADOR DE SINAL SONORO DE BAIXO CUSTO DESENVOLVIDO SOB A PLATAFORMA OPENSOURCE ARDUINO

Autores

Resumo

Apresentamos um dispositivo de baixo custo desenvolvido sob a plataforma Arduino para gerenciamento do sinal sonoro escolar. Contando com periféricos para ativação mecânica de sirene, display para apresentação de informações, teclado para configuração, circuitos para controle de tensão e armazenamento de data/hora, o dispositivo permite a configuração de acionamentos por dia da semana e horário, além da duração de tempo do acionamento para cada agendamento do sinal, permitindo flexibilidade e facilitando a organização diária da rotina escolar. Dentre suas principais funcionalidades estão a possibilidade de cancelamento do próximo sinal, alternando para o agendamento imediatamente posterior ao atual, além de permitir o disparo manual da sirene em caso de necessidade.

Biografia do Autor

Joao Paulo Lemos Escola, IFSP

Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (2007) e mestrado em Ciências com ênfase em Física Aplicada Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos/USP. Atualmente é aluno especial de doutorado da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (USP) e professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus Barretos) em regime de dedicação exclusiva. Atua principalmente na áreas de Sinais, Segurança, Servidores Linux, Sistemas OpenSource, desenvolvimento PHP, Java e Android.

Downloads

Publicado

30.06.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares