DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE CONTROLE DE ROTAÇÃO PARA MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO BASEADO NA TÉCNICA DE ORIENTAÇÃO DE CAMPO SEM SENSORES

Autores

  • Denis Carlini Alexandre IFSP - Campus São paulo
  • Alexandre Simião Caporali IFSP - Campus São Paulo
  • Cesar da Costa IFSP - Campus São Paulo

Resumo

Na indústria, grande parte dos processos de fabricação utilizam motores de indução trifásicos (MITs) e necessitam de controle de rotação. A solução mais eficiente para controlar o torque e a rotação dos MITs é o controle vetorial. Esta solução tornou-se viável na década de 80, graças ao avanço tecnológico dos microprocessadores e das técnicas de fabricação dos dispositivos semicondutores de potência. Atualmente, uma das técnicas de controle vetorial mais utilizadas na indústria chama-se: controle por orientação de campo indireto (Indirect Field Oriented Control  - IFOC). Na implementação da técnica IFOC, normalmente, utiliza-se um sensor de rotação para obter-se a velocidade e a posição do eixo do MIT. Entretanto, este sensor está propenso a erros e pode ser danificado na presença de produtos químicos. O estado da arte na implementação da técnica IFOC é a substituição dos sensores por observadores. Neste trabalho, é proposto o desenvolvimento de um sistema de controle de rotação para MIT, baseado na técnica IFOC, sem a utilização de sensores (sensorless), embarcado em microcontrolador, do tipo processador digital de sinais (Digital Signal Processor – DSP). Para a validação do sistema de controle de rotação, desenvolveu-se uma bancada de ensaios. Apresentam-se os resultados dos ensaios, com os valores medidos, e os valores estimados pelo sistema de controle (observador). Faz-se uma comparação entre estes valores. Comprova-se que o sistema de controle desenvolvido, baseado na técnica IFOC sem sensores (sensorless), é uma alternativa viável para uso em ambientes industriais agressivos e para redução do custo relativo aos sensores.

Biografia do Autor

Denis Carlini Alexandre, IFSP - Campus São paulo

Graduado em Enganharia Elétrica. Discente do Mestrado Profissional em Automação e Controle de Processos, IFSP - Campus São Paulo.

Downloads

Publicado

06.05.2021

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares