PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA SISTEMAS PRODUTIVOS FLEXÍVEIS
Resumo
Os sistemas flexíveis de manufatura (SFM) executam simultaneamente múltiplos processos com rotas flexíveis de transporte realizadas por AGV (Automated Guided Vehicle), portanto o controle de tais sistemas não é trivial principalmente na ocorrência de imprevistos como, por exemplo, a quebra de uma máquina no chão de fábrica. A contínua necessidade de melhoramentos dos processos e equipamentos promove a evolução dos sistemas mecatrônicos. Neste sentido, foram desenvolvidas as máquinas ferramentas com duas ou mais funcionalidades, denominadas de Máquinas Ferramentas Multifuncionais (MFM). Desta forma, agrega-se aos SFM mais um nível de flexibilidade, a flexibilidade funcional. Entretanto, os atuais sistemas de controle para alocação de recursos ainda não estão efetivamente preparados para trabalhar com as MFMs em tempo real, isto é, após a etapa de planejamento, a MFM é vista como apenas mais uma máquina convencional, com uma única funcionalidade, não explorando a potencialidade deste nível de flexibilização no processo produtivo. Neste trabalho será apresentada uma metodologia de modelagem do sistema de controle que regenera o sistema produtivo diante de um evento não programado, por exemplo, a quebra de uma máquina, utilizando as múltiplas funcionalidades disponíveis nas MFMs e associada à flexibilidade de rotas para a realocação de recursos, mediante o emprego do sistema de AGVs. A arquitetura de controle para a alocação de recursos é modelada utilizando-se as redes de Petri.[T1]
Aqui termina o resumo, preferencialmente com palavras, ou esta quantidade de caracteres deste modelo com Fonte12 pts– itálico - justificado (Normas do Núcleo da Revista Sinergia desde 2000).
Normas da ABNT NBR 6022-2003:
6.1.3 Resumo na língua do texto
Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.