PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA SISTEMAS PRODUTIVOS FLEXÍVEIS

Autores

  • Ricardo Hideki Kubo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

Os sistemas flexíveis de manufatura (SFM) executam simultaneamente múltiplos processos com rotas flexíveis de transporte realizadas por AGV (Automated Guided Vehicle), portanto o controle de tais sistemas não é trivial principalmente na ocorrência de imprevistos como, por exemplo, a quebra de uma máquina no chão de fábrica. A contínua necessidade de melhoramentos dos processos e equipamentos promove a evolução dos sistemas mecatrônicos. Neste sentido, foram desenvolvidas as máquinas ferramentas com duas ou mais funcionalidades, denominadas de Máquinas Ferramentas Multifuncionais (MFM). Desta forma, agrega-se aos SFM mais um nível de flexibilidade, a flexibilidade funcional. Entretanto, os atuais sistemas de controle para alocação de recursos ainda não estão efetivamente preparados para trabalhar com as MFMs em tempo real, isto é, após a etapa de planejamento, a MFM é vista como apenas mais uma máquina convencional, com uma única funcionalidade, não explorando a potencialidade deste nível de flexibilização no processo produtivo. Neste trabalho será apresentada uma metodologia de modelagem do sistema de controle que regenera o sistema produtivo diante de um evento não programado, por exemplo, a quebra de uma máquina, utilizando as múltiplas funcionalidades disponíveis nas MFMs e associada à flexibilidade de rotas para a realocação de recursos, mediante o emprego do sistema de AGVs. A arquitetura de controle para a alocação de recursos é modelada utilizando-se as redes de Petri.[T1] 

 [T1]

Aqui termina o resumo, preferencialmente com palavras, ou esta quantidade de caracteres deste modelo com Fonte12 pts– itálico - justificado  (Normas do Núcleo da Revista Sinergia desde 2000).

Normas da ABNT NBR 6022-2003:

6.1.3 Resumo na língua do texto

Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.

 

Downloads

Publicado

30.09.2019

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares