A ARTE DE TRANSITAR ENTRE O UNO E O MÚLTIPLO: ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E FENOMENOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • José Francisco Flores Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS
  • Monica da Silva Gallon PPGEDUCEM- PUCRS
  • João Bernardes da Rocha Filho PPGEDUCEM- PUCRS

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar contribuições que ampliem as possibilidades de se desenvolverem significados no ensino de ciências, visando à construção da atitude transdisciplinar por parte dos professores e alunos. Para tanto, os autores se valeram dos fundamentos teóricos da corrente filosófica denominada fenomenologia, que parte da crítica à ciência clássica naquela sua proposição fundamental de que a natureza é fenômeno independente daquele que observa e interpreta. Ao final são apresentadas evidências de que a atitude transdisciplinar e a atitude fenomenológica se complementam como ferramentas para a autocompreensão dos agentes educativos, como seres do mundo e no mundo, qualificando o ensino de ciências.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Fenomenologia. Transdisciplinaridade.

This article presents some contributions that increase the possibilities to develop meanings in science education in order to build the transdisciplinary attitude from teachers and students. Therefore, the authors used the theoretical foundations of the phenomenologyc philosophical current like part of the critique of classical science and his fundamental proposition: nature is independent of the phenomenon that one observes and interprets. At the end, are presented evidences that the transdisciplinary attitude and the phenomenological attitude complement each other for people's self-education, at and as the world's beings, improving teach of sciences.

Keywords: Science Education. Phenomenology. Transdisciplinarity.

Biografia do Autor

José Francisco Flores, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (início em agosto/2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Física do Colégio Anchieta de Porto Alegre (1986-1994).Coordenador do Serviço de Midiaeducação do Colégio Anchieta (2013-até presente data).

Monica da Silva Gallon, PPGEDUCEM- PUCRS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Biológicas pela UNISINOS – RS

João Bernardes da Rocha Filho, PPGEDUCEM- PUCRS

Docente do PPGEDUCEM-PUCRS. Pós-doutorado em enseñanza de las ciências (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutorado em Engenharia (LABMETRO/UFSC). Mestrado em educação (FACED/PUCRS).

Downloads

Publicado

31.12.2017

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares