A ARTE DE TRANSITAR ENTRE O UNO E O MÚLTIPLO: ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E FENOMENOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar contribuições que ampliem as possibilidades de se desenvolverem significados no ensino de ciências, visando à construção da atitude transdisciplinar por parte dos professores e alunos. Para tanto, os autores se valeram dos fundamentos teóricos da corrente filosófica denominada fenomenologia, que parte da crítica à ciência clássica naquela sua proposição fundamental de que a natureza é fenômeno independente daquele que observa e interpreta. Ao final são apresentadas evidências de que a atitude transdisciplinar e a atitude fenomenológica se complementam como ferramentas para a autocompreensão dos agentes educativos, como seres do mundo e no mundo, qualificando o ensino de ciências.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Fenomenologia. Transdisciplinaridade.
This article presents some contributions that increase the possibilities to develop meanings in science education in order to build the transdisciplinary attitude from teachers and students. Therefore, the authors used the theoretical foundations of the phenomenologyc philosophical current like part of the critique of classical science and his fundamental proposition: nature is independent of the phenomenon that one observes and interprets. At the end, are presented evidences that the transdisciplinary attitude and the phenomenological attitude complement each other for people's self-education, at and as the world's beings, improving teach of sciences.
Keywords: Science Education. Phenomenology. Transdisciplinarity.