EMERGÊNCIA E CRÍTICA DO CONCEITO DE “ALUNO-EMPREENDEDOR” NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Dalva Luciene Sotero de Sousa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Resumo

Este artigo busca realizar reflexões sobre o conceito de “Aluno-empreendedor” na educação profissional, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Primeiramente, analisa-se, em uma breve sistematização histórica, como o conceito de Educação Profissional surgiu na sociedade brasileira para atender as novas demandas de trabalho e produção da época, e seu desenrolar até os dias atuais. Este conceito de educação profissional, atrelado à educação formal, levou a um conceito de “Aluno-empreendedor”, consoante uma atualização do discurso ideológico da educação profissional, passando da lógica de treinamento para novos termos, tais como, “flexibilidade”, “Aprender a Aprender”, como novos formatos de adaptação ao mundo/mercado do/e trabalho. No mais, especificamente, este trabalho objetiva responder à emergência e à crítica ao conceito do “Aluno-empreendedor”, uma educação que estabelece uma relação descolada entre a formação empreendedora, a realidade social dos alunos e às exigências do mundo do trabalho.

Palavras chaves: Aluno-Empreendedor. Aprender a Aprender. Empreendedorismo. Flexibilidade. Educação Profissional.

This article aims to consider the concept of enterprising student in vocational education through a bibliographic research. First on analyzing it from a brief historical perspective, by focusing on how the concept of vocational education emerged in the Brazilian society. Our objective is to address the new demands for work and production, from that time until now. This concept of vocational education, linked to formal education, introduced the concept of enterprising student according to a current ideological discussion, going from logical training to new ideas such as “flexibility”, “learn to learn” and new ways of adapting to the world and the market place. More specifically, this work aims to provide answers to the emergence and the critic on the concept of enterprising student, which is an education that establishes a detached relation to the entrepreneurial training, to the social reality of the students, and the requirements of the market and the world of work.

Keywords: Enterprising Student. Learn to Learn. Entrepreneurship. Flexibility. Vocational Education.

Biografia do Autor

Dalva Luciene Sotero de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Educadora Social. Aluna do curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

30.06.2017

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares