RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA: GERAÇÃO, CLASSE E RAÇA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Resumo
A literatura especializada tem salientado que são ainda bastante evidentes no Brasil as marcas de um passado colonial escravista. Uma consequência direta dessa história de opressão foi uma modesta presença de negros no ambiente escolar ao longo do século XX. Da mesma forma, um grande contingente de jovens e adultos, no mais das vezes oriundos de setores mais carentes da população, viu-se excluídos ou afastados do ambiente escolar, porém, as políticas voltadas para a Educação elaboraram nas últimas décadas um programa que têm por objetivo estender a educação até esse público, qual seja a Educação de Jovens e Adultos (EJA). É partindo dessas informações que propomos, nesse projeto, refletir sobre um tipo particular de relação: a que envolve os negros e a escola no contexto da educação de jovens e adultos.
Palavras-Chave: EJA. Escolarização. Educação. Racismo.
The specialized literature has pointed out that the marks of a slaveholding colonial past are still quite evident in Brazil. A direct consequence of this history of oppression was a modest presence of the black in the school environment throughout the twentieth century. Similarly, a large number of youths and adults, most often coming from the poorest sectors of the population, found themselves excluded or removed from the school environment. However, policies for education developed in recent decades, for example with a program that has aimed at extending education to this public, which is the Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Education for the Youth and the Adults. It is from this information that we propose, in this project, to reflect on a particular type of relationship: the one involving the black and the school in the context of adult education.
Keywords: EJA. Schooling. Education. Racism.