CONSCIENTIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM PAULO FREIRE

Autores

  • ANDREA DA SILVA RIBEIRO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir o processo de conscientização dos seres humanos enquanto seres responsáveis pela formação de suas próprias histórias. A orientação dos seres humanos no mundo foi analisada através de uma pesquisa bibliográfica de obras de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido, Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos, Conscientização: Teoria e Prática da Libertação – Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire e Educação como Prática de Liberdade. Essa orientação não se dá apenas pela associação de imagens sensoriais, como acontece com os animais, mas ocorre principalmente através da relação dialética entre subjetividade e objetividade, entre ação e reflexão. Não basta o homem se reconhecer como pertencente a um determinado grupo social, se ele não for capaz de transformá-lo. Apenas se reconhecendo e se constituindo enquanto sujeito no mundo, enquanto ser que não tem uma identidade fixa e imutável, o homem pode se tornar capaz de transformar a realidade a que pertence. A tomada de consciência, que permite ao homem chegar à concientização, ocorre a partir da prática educacional problematizadora.

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Publicado

30.06.2018

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares