EMPREENDEDORISMO NO BRASIL: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS COM PARCERIAS DE UNIVERSIDADES COM INCUBADORAS DE EMPRESAS

Autores

  • Evelin Finke Croce Centro Paula Souza- CEETEPS- Unidade de Pós-Graduação Extensão e Pesquisa
  • Prof. Dr. Roberto Kanaane Centro Paula Souza- CEETEPS Unidade de Pós-Graduação

Resumo

A educação profissional ou de graduação com ênfase no empreendedorismo, surge como necessidade para o perfil profissional do indivíduo, com intuito de adaptar-se rapidamente às mudanças de mercado no mundo globalizado.
O presente estudo buscou identificar qual a importância da parceria de uma universidade pública com uma incubadora de empresa para o desenvolvimento do empreendedorismo. Tem como objetivo geral verificar junto aos empreendedores participantes do projeto na incubadora de empresas, a importância do desenvolvimento profissional do gestor da pequena empresa com inovação no negócio e as tendências do ensino com empreendedorismo no Brasil. A pesquisa utilizou o método bibliográfico e pesquisa de campo, com estudo de caso, em uma incubadora de empresas, dentro de uma universidade pública, com método de pesquisa qualiquanti, através de questionários aos incubados, modelos de Likert, com questões fechadas e duas abertas. Foi realizada, também, uma entrevista com o gestor da incubadora, tendo obtido os seguintes resultados: Concluiu-se nesta pesquisa que a parceria entre uma universidade e a incubadora são viáveis. Os projetos empreendedores desenvolvidos nas universidades pelos formandos são levados ao mercado, através da incubadora de empresa parceira. A pesquisa atende as expectativas de uma real necessidade desta parceria para o desenvolvimento do perfil do empreendedor e aconselhamento técnico bem como, de gestão do negócio. A consultoria no desenvolvimento do negócio com inovação tecnológica, o compartilhamento de informações e o networking entre incubados revelou-se uma troca de experiências válida, consistente e de relevância para o profissional.

Palavras-Chave: Empreendedorismo. Perfil do Empreendedor. Educação Profissional e de Graduação com Projetos em Incubadoras.

Vocational education or graduation courses with emphasis on entrepreneurship appear as a need to the development of a professional profile aiming to promote easy adaptation to the changing market of a globalized world. This study aims to identify the importance of a partnership between a public university and a business incubator for the development of entrepreneurship. The objective was to verify, with the participants of the project in the business incubator, the importance of the professional development of small business managers for business innovation and use of educational trends with entrepreneurship in Brazil. The research applied bibliographic methods and field research such as a survey. The survey was conducted in a business incubator, inside a University, based on interviewing the manager and the companies incubated, through some questionnaires such as Likert and also two open questions, which provided the following results: the conclusion showed that the partnership between a University and the Incubator company to educational development and preparation of entrepreneurs is not only viable but also promising. The research fulfilled all the expectations, which accounts for a real need for the development of the entrepreneur profile and technical counselling. Actions such as the counselling in the business development with technological innovation, the sharing of information and the networking among incubated companies and the universities revealed a valid consistent exchange of experiences of great relevance to professionals.

Keywords: Entrepreneurship. Entrepreneur Profile. Vocational Education and Graduate Education with Projects in Business Incubators.

Biografia do Autor

Evelin Finke Croce, Centro Paula Souza- CEETEPS- Unidade de Pós-Graduação Extensão e Pesquisa

Mestranda em Gestão da Educação Profissional pelo Centro Estadual Paula Souza. Especialista MBA Executivo Gestão de Pessoas. Profa. Gestão e Negócios da mesma instituição.

Prof. Dr. Roberto Kanaane, Centro Paula Souza- CEETEPS Unidade de Pós-Graduação

Professor e Orientador do Programa de Mestrado do Centro Paula Souza

Downloads

Publicado

30.06.2017

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares