POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA HISTÓRICO DE 1930 A 2015
Resumo
No Brasil, devido a introdução do ensino primário, obrigatório e gratuito, por meio da Constituição Federal de 1934, inicia-se a educação de jovens e adultos, no ano de 1940, em que era oferecido apenas o ensino primário. No final da década de 50 e começo dos anos 60, a dificuldade da educação de jovens e adultos traz a Pedagogia de Paulo Freire, seu método de ensino e estratégias para sanar os problemas de aprendizagem. O golpe militar de 1964, no qual o presidente João Goulart, foi deposto, ocasionou o exílio de Paulo Freire e a extinção de seu método de ensino. Criou-se o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), voltado à alfabetização de adultos em substituição à pedagogia de Freire. No entanto, o MOBRAL aconteceu de acordo com a nova política no país, a qual era governada por militares. Esse Movimento foi criado no ano de 1967 e encerrou suas atividades no ano de 1985, com o fim do militarismo. Após a extinção do MOBRAL, foi criado outro tipo de educação de adultos, nomeada Fundação Educar, abolida no ano de 1990, pelo presidente Collor. Atualmente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é assumida como política pública e é norteada pelo princípio da gestão democrática; destina-se aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade esperada, no ensino fundamental e médio.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação de Jovens e Adultos. Trajetória da Educação.
The historical overview of public policies in Brazil, in relation to adult education, enables to interpret the educational trajectory of the past so that we can think about improving the current education. The problem question of this research is the study and research on the history of youth and adult education across the public policies in Brazil. The objective of this article is to explain those policies from 1930 to 2015, addressed to understand the previous public policies, its advances and setbacks. The choice of this theme is justified by the need for greater knowledge in the interpretation of adult education over the years. The methodology for achieving the objectives consists of: official documents and studies on adult education through legislation, printed and online books, printed and online magazines, scientific articles, research books and websites on the subject. Today, the Youth and Adult Education (EJA) is assumed as a public policy and is guided by the principle of democratic management; it is intended for young people and adults who have not completed the studies, at the expected age, in elementary and secondary education.
Keywords: Public Policies. Youth and Adult Education. Trajectory of Education.