CONTRIBUIÇÃO PARA A CRÍTICA DO TRATAMENTO DA LINGUAGEM ORAL NAS COLEÇÕES APROVADAS PELO PNLD EJA-2011
Resumo
Este artigo objetiva apresentar os resultados da análise das atividades didáticas para o ensino da linguagem oral nos livros didáticos de EJA do primeiro seguimento (1º ao 5º ano). A pesquisa foi abordada pela perspectiva discursiva e interpretativa, tendo por metodologia a análise documental. Após leitura dos documentos norteadores para produção e escolha dos livros didático, bem como as resenhas dos livros aprovados – as três coleções aprovadas pelo PNLD EJA 2011: Coleção É Bom Aprender, Projeto Identidade e Viver e Aprender, buscou-se compreender “se” e “como” estas coleções tomaram o ensino da linguagem oral enquanto objeto de ensino. Os resultados do estudo demonstraram que nessas coleções o ensino da linguagem oral é tomado como instrumento de ensino, no entanto, o que prevalece é o ensino do oral tomado como conversação/diálogo, usado para introdução do capítulo ou das atividades propostas. Quanto ao ensino da linguagem oral formal pública, que conforme documentos supracitados deve ser objeto de ensino, os gêneros que aparecem são debate e entrevista, porém, na maioria das vezes, não apresentam práticas reflexivas sobre seus usos, constituindo-se também como estratégia de abordagem de conteúdo e não de estudo das formas composicionais ou estilo que leve o educando a utilizá-los.
Palavras-chave: PNLD EJA. Oralidade. Práticas Sociais.
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This article presents the results of analysis of educational activities for teaching oral language in the textbooks of the first follow-up EJA (1st to 5th grade). The research was addressed by discursive and interpretative perspectives, through document analysis. After reading the guiding documents for production and choice of textbook, as well as the review of approved books – the three collections approved by PNLD EJA 2011: “É Bom Aprender” (= “Learning is good”); “Projeto Identidade” (= “The identity project”) and “Viver e Aprender” (= “Living and Learning”), we sought to understand "if" and "how" these collections considered the teaching of oral language as a teaching object. The study results demonstrated that, in these collections, the oral language teaching is taken as a teaching tool, however, what prevails is the oral teaching taken as conversation/dialogue, used for the introduction of the chapter or the proposed activities. As for the teaching of public formal oral language, which according to these documents should be a teaching object, the genres that appear are discussions and interviews, but in most cases, do not have reflective practices on their uses, constituting well of a mere strategy for content approach and not for studying the compositional forms or style that would enable students to use them for communication.
Keywords: PNLD EJA. Oral Skills. Social Practices.