Uso de Programas para Análise Multicritério de Equipamentos

Autores

  • Raffael Celestino Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Cubatão
  • Elcio Rodrigues Aranha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Cubatão
  • Sergio Ricardo Lourenço

Resumo

A busca para definir e escolher o equipamento correto para um determinado processo levou à criação de numerosas metodologias e programas computacionais, entretanto esses são sensíveis a influências econômicas, técnicas e culturais, gerando defasagens entre seus resultados corroborando com a necessidade de aplicação de diversos métodos simultaneamente no mesmo cenário. Nesse estudo são abordados métodos e programas para a seleção de equipamentos utilizando um processo de caracterização, apuração e classificação através de três técnicas distintas provenientes dos métodos de apoio à tomada de decisão multicritério, MCDM (Multiple-criteria decision-making). As técnicas escolhidas são a Técnica para Ordem de Preferência por Similaridade com Solução Ideal, TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution), Método de Organização e Classificação de Preferências por Enriquecimento de Validações, PROMETHEE (Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations) e Técnica de Simples Classificação com Múltiplos Atributos, SMART (Simple Multi-Attribute Ranking Technique) e seus programas de apoio. Através da aplicação das técnicas será comprovada ou não a funcionalidade destes métodos para uma aplicação generalista de seleção de equipamentos.

Biografia do Autor

Raffael Celestino Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Cubatão

Possui experiência na área de Elétrica, Eletrônica e Mecânica, atualmente é aluno no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo no curso de Tecnologia em Automação Industrial e em 2015 foi bolsista de Iniciação Científica no mesmo instituto com um projeto voltado para análise multicritério para tomada de decisão, eficiência energética e medição indireta.

Elcio Rodrigues Aranha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Cubatão

Possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade Santa Cecília (1990), licenciatura em eletricidade, eletrônica e mecânica - Cefet - PR Unidade de Curitiba (1994), mestrado em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo - Escola Politécnica (2003). Atualmente é analista de negócios - Vale Fertilizantes S/A, professor do Instituto Federal de São Paulo e é aluno especial do programa de pós-graduação - doutoramento em energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Tem experiência na área de engenharia elétrica e automação industrial. Atua principalmente nos temas: eficiência energética, instrumentação, sistemas de controle, PIMS, LIMS, MES e sistemas georreferenciados.

Sergio Ricardo Lourenço

Possui graduação em Engenharia de Produção, Metalúrgica (FEI), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (USP), mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos (Unicamp) e doutorado em Engenharia Química (Unicamp). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC). Tem experiência nas áreas de Engenharia Industrial (Produção e Energia) e Segurança do Trabalho.Temas de interesse: Eficiência Energética, Projetos, Gás Natural e Engenharia de Segurança do Trabalho

Downloads

Publicado

31.12.2018