USO DE TECNOLOGIA E JOGO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Adriana De Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Caraguatatuba

Resumo

Este trabalho é uma análise dos resultados de um projeto envolvendo o site www.projetoxadrez.com.br, cujo objetivo foi o de investigar a influência do jogo de xadrez presencial e on-line como ferramentas facilitadoras para desenvolver habilidades cognitivas do aluno. O xadrez é um jogo de cálculo, de raciocínio, de tática e de estratégia, o que pode levar o estudante a superar visões imediatistas a respeito do mundo e da sociedade. As atividades descritas neste trabalho foram realizadas ao longo dos anos 2015, e envolveram a estruturação de um minicurso de xadrez e de um site com um jogo de xadrez on-line. Os resultados destas atividades indicam que há uma grande potencialidade no xadrez como ferramenta auxiliar escolar, não somente para a disciplina da matemática, mas para muitas outras disciplinas do conhecimento humano, dado o caráter interdisciplinar da abordagem enxadrística na educação.

Biografia do Autor

Adriana De Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Caraguatatuba

Atualmente cursando Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Caraguatatuba, é bolsista de Iniciação Científica Institucional com fomento do IFSP. Desenvolve sua pesquisa na área de Educação Matemática com o projeto: “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais”.

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Publicado

31.12.2018