DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICO-SOCIAL À PRÁTICA EDUCATIVA: CONSIDERAÇOES PARA A EJA

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre algumas questões que norteiam a prática educativa, ressaltando a necessidade de compreender quem é o “sujeito” educando da educação de jovens e adultos (EJA). É muito comum observar práticas de ensino que não levam em consideração as raízes históricas e culturais dos educandos. Concepções eurocêntricas ainda fazem parte da formação inicial dos educadores. Este trabalho pretende contribuir para a reflexão acerca das práticas educativas na EJA, de modo que o educador venha a (re)conhecer o processo de formação do povo brasileiro, para, a partir deste ponto, promover uma educação mais libertadora. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, acerca do contexto histórico da EJA no Brasil e do conceito de formação do povo brasileiro, para assim buscar refletir sobre a prática exercida pelos professores nesta modalidade de ensino.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Formação do Povo Brasileiro. Práticas Educativas. Ação Pedagógica.

This paper aims to reflect on some questions that guide the educational practice, emphasizing the need to understand who the "subject" student of the Youth and Adult Education (EJA, abbreviation in Portuguese) is. It is very common to observe teaching practices that do not take into account the historical and cultural roots of the students. Eurocentric conceptions are still part of the initial training of educators. The contribution of this work is the reflection about of the educational practices in youth and adult education, so that the teacher will recognize the process Brazilians´education from this point to promote a more liberating education.
To this end, a bibliographical and documentary research was carried out, about the historical context of adult education in Brazil and the concept Brazilian´s education, so to seek for reflections on the practice exercised by teachers in this type of education.

Keywords: Adult and Youth Education. Brazilian Ethnicity. Educational Practices. Pedagogical Action.

Biografia do Autor

Aline Machado Ortolani, IFSP

professora da rede municipal de ensino de SP.

Formação: Letras - UNESP

              Pedagogia - UNIBAN

Concluindo o curso de Especialização em Educação Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

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Publicado

31.12.2015

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares