PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DE UM CURSO DE TECNOLOGIA SEGUNDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL)

Autores

  • Fábio Carletto Gruber IFSP - Câmpus Campinas
  • Luana Tamasauskas Bressani SENAC Campinas
  • Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas GTI-DS - Grupo de Pesquisa "Gestão, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável". http://orcid.org/0000-0003-0972-0314
  • Cecília Pereira de Andrade IFSP - Câmpus Campinas

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) propicia a inclusão e o desenvolvimento de habilidades do trabalho em equipe. Objetivou-se elaborar uma proposta para a aplicação da PBL no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Campus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Foram levantados exemplos de aplicação da PBL. Foi feito um diagnóstico da estrutura atual do curso. Apresentou-se uma proposta para sua adequação e aplicação segundo a PBL, indicando uma nova estrutura que contemplasse todos os conteúdos abordados na estrutura tradicional, porém combinados de forma interdisciplinar, não fragmentada. Identificou-se a necessidade de apoio da administração escolar e a formação de um núcleo docente que conheça a PBL. Com a PBL, espera-se que os alunos possam desenvolver autonomia e visão crítica na construção de seu próprio conhecimento.

Biografia do Autor

Fábio Carletto Gruber, IFSP - Câmpus Campinas

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Campinas.

Luana Tamasauskas Bressani, SENAC Campinas

Pedagoga, pós-graduanda em Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (IBFE), Senac, Campinas, São Paulo, Brasil.

Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas GTI-DS - Grupo de Pesquisa "Gestão, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável".

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da unidade CTI - Renato Archer, Câmpus Campinas do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. É Fundador e Líder do Grupo de Pesquisa GTI-DS - Gestão, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável - cadastrado no CNPq e certificado pelo IFSP. Possui Pós-doutorado em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) - UNICAMP. É Pesquisador Colaborador e cofundador do LADSEA - Laboratório de Apoio multicritério à Decisão orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental, vinculado ao Departamento de Recursos Hídricos - DRH/FEC/UNICAMP, em que desenvolve pesquisas envolvendo a aplicação de análise multicritério de apoio à decisão (MCDA). Suas experiências acadêmica e profissional principais estão voltadas aos Estudos de Metodologias de Aprendizagem Inclusiva, à Viabilização e Implantação de Empreendimentos Imobiliários Horizontais e ao Planejamento e Controle dos Processos de Projeto e de Produção. Com base nos princípios do Desenvolvimento Sustentável, tem atuado, principalmente, com os seguintes temas: Educação, Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional Urbano com ênfase em Gestão Ambiental e Gestão do Conhecimento.

Cecília Pereira de Andrade, IFSP - Câmpus Campinas

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas , atuando principalmente nos seguintes temas: matemática discreta, partições, interpretações combinatórias e Mock Theta Functions. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Campinas. Atualmente estuda o Ensino-Aprendizagem-Avaliação Através da Resolução de Problemas.

Downloads

Publicado

01.02.2023

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares