Softwares Educacionais para Lousa Digital

Autores

  • Márcio André Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas
  • Fábio Santos Valonga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas
  • Murillo Moreno Augusto Pesquisador Colaborador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas; Colégio Objetivo de Itatiba; Itatiba - SP.
  • Thebano Emilio de Almeida Santos Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer" - CTI "Renato Archer"

Resumo

O MEC possui como meta levar à escola pública toda contribuição que os métodos, técnicas e tecnologias de educação podem prestar à construção de um novo paradigma para a educação brasileira. Assim, o IFSP Câmpus Campinas em cooperação com o Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer” (CTI), vê nas TICs (tecnologias da informação e comunicação) e na lousa digital a oportunidade de contribuir de forma adequada para a utilização de novas tecnologias. Desta forma, foi realizado o mapeamento dos softwares educacionais na área de ciências naturais passíveis de serem utilizados em lousa digital e realizados alguns testes de aplicabilidade que visam a utilização adequada destes dispositivos e softwares na elaboração de atividades pedagógicas. Um segundo passo foi criar uma relação entre as ferramentas gratuitas oferecidas pelo Google e Microsoft com as metodologias de ensino, visando melhorar o contato entre professor e aluno. O próximo passo é permitir que tal tecnologia seja aplicada nas escolas. Para tanto a elaboração de um curso de formação para professores visa a capacitação desses profissionais na elaboração de atividades, pesquisas, e acima de tudo na utilização das ferramentas tecnológicas, o que tem se mostrado o grande vilão da aplicabilidade das TICs na educação.

Biografia do Autor

Márcio André Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas

Graduado em Licenciatura e Bacharelado pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1998. Realizou Mestrado (2000) e Doutorado (2005) pelo Departamento de Bioquímica do Instituto de Biologia da UNICAMP. Professor do Instituto Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica de São Paulo (IFSP) campus Campinas, Pesquisador Colaborador do Departamento de Bioquímica do Instituto de Biologia da UNICAMP. Possui trabalhos realizados na área de Compostos Naturais (Flavonóides) e Cinética Enzimática (Fosfatases). Bolsista CNPq DTI-B.

Fábio Santos Valonga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Possui ensino-medio e técnico em Quimica pela Escola Técnica de Paulínia (SP)(2012). Atualmente é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, graduando no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais e gamificação. 

Murillo Moreno Augusto, Pesquisador Colaborador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas; Colégio Objetivo de Itatiba; Itatiba - SP.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas. Possui Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Tem experiência na área de Ciências Biológicas, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: micronúcleos e biomonitoramento com Oreochromis niloticus no lago Hermógenes Freitas Leitão Filho, sob orientação da Professora Doutora Maria Luiza Silveira Mello. Já participou do Projeto Rondon na cidade de Limoeiro do Ajuru, no estado do Pará, pela UNICAMP, em janeiro de 2008. Atualmente é pesquisador colaborador do IFSP-Campinas atuando no projeto de Aplicativos Pedagógicos para Lousas e Carteiras Digitais.

Thebano Emilio de Almeida Santos, Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer" - CTI "Renato Archer"

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1981) e mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1985). Tem experiência na área de Física e Ciências dos Materiais, com ênfase em tecnologia Sol-Gel de SiO2 e TiO2; difusão de impurezas em semicondutores; processos físicos e químicos em microeletrônica e optoeletrônica, materiais eletroemissores e semicondutores orgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: confiabilidade de dispositivos semicondutores, fotodiodos de InGaAs, passivação de componentes eletrônicos, displays (LCD-TN, OLED, FED e reflexivos) e células solares (orgânicas e híbridas). É Tecnologista Senior do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Foi responsável pela Divisão de Mostradores da Informação, de 2011 a 1014. Atualmente é o Coordenador do Parque Tecnológico CTI-Tec e Coordenador-Geral de Tecnologias da Informação no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. 

Downloads

Publicado

31.12.2018