IMPLICAÇÕES DE UM ANO DE PANDEMIA PROPAGADA PELA COVID-19 NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Caio Cesar Silva Nascimento IFSP / CEFET-MG

Resumo

Um ano de pandemia provocado pelo novo coronavírus causou danos imensos para o mundo. Este artigo pretende refletir sobre esse impacto no cotidiano de uma escola de educação profissional, sobretudo, no que concerne a prática pedagógica. Nesse sentido, o objetivo é o de expor-se algumas adaptações no cotidiano de trabalho dos funcionários, nos planejamentos e nas avaliações pedagógicas intermediadas por plataformas digitais e nas formações visando a ação educacional remota. Ademais, serão comentados os impasses e os contratempos oriundos das dificuldades de apropriação das tecnologias digitais e do acesso à internet. Tem-se como hipótese que a educação remota realizada no período pandêmico apresentou, ainda mais, as desigualdades socioeconômicas entre os estudantes. Não obstante, os entraves vivenciados pelos educadores durante esse período podem servir para que as práticas e as políticas educacionais avistem um futuro mais digital e igualitário à educação profissional.

Downloads

Publicado

24.09.2023

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares