A METODOLOGIA DE ENSINO PBL ENQUANTO UMA ATIVIDADE EDUCATIVA INCLUSIVA E EMANCIPADORA

Autores

  • Cecília Pereira Andrade IFSP - Campus Campinas
  • Camila Borges Santos
  • Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti

Resumo

A metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos ou Problemas (PBL) surgiu há mais de 40 anos e é aplicada em vários países do mundo. Por meio de um aprendizado focado no aluno, em que o professor é um mediador, a PBL é a principal alternativa para corrigir as deficiências da pedagogia tradicional, que coloca o aluno em posição passiva no processo ensino-aprendizagem. Esta foi uma pesquisa qualitativa, baseada na prática de professores de ciências humanas (filosofia, geografia, história e sociologia) de uma escola pública de São Paulo, em que desenvolvem a PBL com alunos do 1º ano do Ensino Médio. O objetivo era identificar os resultados da PBL, em um estudo de caso, para o processo ensino-aprendizagem como requisito fundamental para uma educação emancipadora. Foi demonstrado como a PBL propicia o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitam ao aluno compreender qualquer conhecimento como resultado de um processo de construção histórico e social.

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Publicado

17.09.2021

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares