Rodrigo Rossetto Gati
Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Catanduva
Douglas Dias Lieira
Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Catanduva
Resumo
Desde sua invenção, os motores de corrente contínua têm sido cada vez mais utilizados, desde aplicações aeroespaciais até brinquedos. Dentre as vantagens de sua utilização pode-se citar a facilidade de controlar sua posição ou velocidade, manipulando-se a tensão fornecida. Tal controle normalmente é realizado através da aplicação do controlador Proporcional-Integral-Derivativo (PID) cujos ganhos devem ser determinados a fim de garantir estabilidade e atender às exigências de projeto. Neste trabalho explora-se, através de uma breve revisão bibliográfica sistemática, a utilização de métodos não convencionais que empregam técnicas de otimização e inteligência artificial para sintonizar controladores PID aplicados ao controle de posição ou velocidade de motores CC. A pesquisa foi feita na base de dados do Institute of Electrical and Electronic Engineers, considerando-se apenas trabalhos publicados entre 2017 e 2020. Foram encontrados 15 trabalhos sendo 7 deles discutidos neste artigo. Com este trabalho concluiu-se que métodos não convencionais podem exigir pouco esforço na determinação dos ganhos de controladores PID, porém são mais complexos de serem implementados exigindo que o projetista saiba, além da teoria de controle, técnicas de computação e otimização.
Biografia do Autor
Denis César Mosconi Pereira, Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Catanduva
Possui graduação em Tecnologia em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia de Catanduva (2012). Cursando graduação em Engenharia de Controle e Automação (previsão de término: 2017) e pós-graduação lato sensu em Engenharia de Manutenção (previsão de término: 2017). Tem experiência na área de mecatrônica, instrumentação, automação e controle de processos industriais. Atualmente é professor no Instituto Federal de São Paulo - campus Catanduva (IFSP), lecionando matérias das áreas de elétrica e mecânica.