CONCEITOS, MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA REDUÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS NA FASE DE CONCEPÇÃO E MANUFATURA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Autores

  • Bruno Santos de Brito Instituto Federal de Educação de SP
  • Claíre Bispo Pereira Instituto Federal de Educação de SP
  • Uanderson Rodrigues Costa Mazzoni Instituto Federal de Educação de SP
  • Paulo Henrique Lixandrão Fernando Instituto Federal de São Paulo - SP https://orcid.org/0000-0002-2460-5878

Resumo

O presente trabalho refere-se a conceitos, métodos e ferramentas que podem auxiliar instituições a conquistarem um desenvolvimento sustentável reduzindo danos causados ao meio ambiente durante suas atividades, além disso também busca identificar se a visão do consumidor em relação ao meio ambiente é levada em consideração pelas organizações. A metodologia de pesquisa possui uma abordagem quantitativa e a partir de um questionário foi possível estimar qual a porcentagem de empresas que aplicam conceitos que ajudam a mitigar o dano ambiental, e se os consumidores também realizam alguma prática para também reduzir os danos. Os resultados obtidos com esse trabalho indicam que poucas empresas utilizam algum método que contribua para o desenvolvimento sustentável, e que este tipo de atitude contraria a visão que o consumidor espera que uma empresa possua, sendo ela, a de que as organizações devem buscar meios de reduzir danos ambientais em suas atividades, cerca de metade dos entrevistados realizam alguma prática a favor do meio ambiente, porem de acordo com os resultados poucas empresas possuem a missão de buscar o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Uanderson Rodrigues Costa Mazzoni, Instituto Federal de Educação de SP

Possui graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em mecatrônica pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2015). Mestrado Acadêmico de Engenharia Mecânica - Linha de pesquisa - Automação e Integração da Manufatura no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Atua como Professor Substituto no Departamento de Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo.

Paulo Henrique Lixandrão Fernando, Instituto Federal de São Paulo - SP

Possui graduação em Engenharia Mecânica - Enfase Automobilistica pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (2014), graduação em Tecnologia de Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia Termomecanica (2008), graduação em Curso Sequen. de For. Específica de Prof. de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2016), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2018) e mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal de São Paulo (2017). Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de São Paulo e aluno do doutorado em nanociências e materiais avançados da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de Máquinas, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização topológica, desenvolvimento de projetos mecânicos, cálculo estrutural, simulação por elementos finitos.

Downloads

Publicado

24.10.2021

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares