O RISO MOBILIZADO COMO RECURSO INTERACIONAL POR UMA CRIANÇA COM TEA EM INTERAÇÕES FAMILIARES
Resumo
Neste artigo nos dedicaremos a analisar o riso em dois excertos extraídos de registros naturalísticos de momentos de interação familiar envolvendo uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Nesses excertos mostraremos como a criança com TEA recorre ao riso para responder e participar de situações interativas. O arcabouço teórico visa trazer à luz pesquisas sobre o riso em interação e, mais especificamente, estudos dos risos em situações de interação naturalística envolvendo sujeitos com TEA. Por fim, destacaremos a importância de analisarmos a interação social a partir de uma perspectiva da Sociolinguística Interacional e Multimodal para demonstrar como os risos, juntamente com outros recursos interacionais, são mobilizados por uma criança com TEA não verbal, bem como de qual modo aqueles ocorrem sistematicamente e em momentos relevantes da interação, demonstrando habilidades sociointeracionais e comunicativas desta criança.Downloads
Publicado
01.11.2020
Edição
Seção
Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba