LIVROS DIDÁTICOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA

Autores

  • Eliene da Rocha Carvalho Instituto Federal de São Paulo

Resumo

Neste artigo, analisar-se-á as atividades de reflexão da escrita alfabética propostas por livros didáticos de alfabetização incluídos no Programa Nacional de Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD/EJA). Observou-se, no Brasil, com o avanço dos estudos da “psicogênese” e “letramento” na década de 1990, pouco investimento em atividades no nível da palavra que promovam a reflexão entre a pauta sonora e a escrita. Verificou-se, nos últimos anos, que os livros didáticos ofereciam ao educando muitas atividades com textos, todavia não ofereciam atividades no nível da palavra, resultando em dificuldades na aquisição da escrita alfabética. Apresenta-se a análise das coleções do PNLD/EJA 2014, identificando se estas oferecem atividades que garantam as reflexões necessárias ao processo de apropriação da escrita alfabética.

Palavras–chave: Alfabetização. Livros Didáticos. Educação de Jovens e Adultos.

This article aims to analyze the activities of alphabetic writing proposals for literacy textbooks included in the National Textbook Program for Youth and Adults (PNLD/EJA). It has been observed in Brazil, with the advancement of studies of "psychogenesis" and "literacy" in the 1990s, little investment in activities at the level of the word which would promote reflection between the sound agenda and writing. In recent years, there has been noticed that the textbooks offered students many activities with texts, but did not offer activities at word level, resulting in difficulties in the acquisition of alphabetic writing. This paper presents the analysis of collections of PNLD/EJA 2014, identifying whether the proposed activities in these materials offer adequately reflections on alphabetic writing.

Keywords: Literacy. Textbooks. Youth and Adults Education.

Biografia do Autor

Eliene da Rocha Carvalho, Instituto Federal de São Paulo

Pós-Graduanda no Curso de Especialização Latu Sensu em Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo. Professora da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de São Bernardo do Campo e Professora da Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo. <carvalho_eliene@hotmail.com>

Downloads

Publicado

30.09.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares