O LETRAMENTO POR MEIO DE PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO
Resumo
O artigo descreve uma experiência de inclusão de crianças surdas no Ensino Fundamental, em uma escola municipal de São José dos Campos, estado de São Paulo. O objetivo é apresentar o trabalho para o letramento da Língua Portuguesa com surdos realizada por meio de sequência didática de leitura e produção de texto construída pelos docentes da unidade escolar e a análise das produções escritas dos alunos surdos, de 3º. Ano do Ensino Fundamental, desenvolvidas a partir da Sequência Didática da história do Pinóquio, destacando-se aspectos linguísticos apropriados pelos alunos. Considerando os aportes teóricos do sócio-interacionismo e as contribuições das pesquisas linguística em relação ao papel da LIBRAS e o ensino de segunda língua para os surdos, buscou-se identificar os avanços de letramento do surdo na aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Como resultado constatou-se que o aluno surdo, exposto a um trabalho de leitura e produção escrita, de forma planejada e alinhada a perspectiva teórica da língua como prática social, avançou significativamente em seu processo de letramento, conseguindo, produzir um reconto escrito que garantiu os aspectos constituintes do conto do Pinóquio.Downloads
Publicado
01.11.2020
Edição
Seção
Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba