HIPERTEXTO EM SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DE PLANOS DE AULA DISPONÍVEIS NO PORTAL DO PROFESSOR DO MEC

  • Gabrielle Costa Pereira Universidade Federal de São Paulo
  • Vanda Maria da Silva Elias

Resumo

Este artigo volta-se para um estudo sobre o uso do hipertexto no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, e objetiva, de modo específico, analisar como o hipertexto é abordado em planos de aula disponíveis no portal do professor do MEC. Para atingir o objetivo proposto, foi selecionado um corpus formado por planos de aula publicados na plataforma portal do professor do MEC, voltados para o trabalho com o hipertexto no ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Teoricamente, este trabalho está fundamentado em estudos do hipertexto como desenvolvidos no campo da Linguística Textual, bem como em estudos voltados para o uso de tecnologias na educação. A análise indica que, do conjunto dos planos analisados que abordam explicitamente o hipertexto, há procedimentos que enfatizam o conceito e a caracterização do hipertexto, por meio da prática de escrita e de leitura com foco no sujeito que aprende. Palavras-chave: hipertexto; plano de aula; portal do professor; educação tecnológica; ensino de língua portuguesa.
Publicado
2020-11-01
Seção
Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba