O DISCURSO DE VERDADE DOS MANUAIS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: ILUSÃO REFERENCIAL E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO PORTUGUESA
Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender qual ou quais as concepções dos autores das editoras Macmillan e Positivo sobre o papel do livro didático no ensino de língua estrangeiras e, assim, indiretamente, investigar três aspectos do trabalho: 1) o modo como o livro didático é representado; 2) a concepção sobre a tarefa do aluno, enquanto aluno ideal; e 3) o papel do professor ideal. A pesquisa toma como corpus de arquivo dois manuais de professores. Ambos os manuais são voltados para docentes de língua inglesa e contemplam orientações diversas. Aqui, fizemos o recorte do modo como o livro didático, o sujeito-aluno e o sujeito-professor são representados em ambos os manuais. Para análise dos recortes supracitados, tomamos como pressupostos teóricos-metodólogicos a Análise de Discurso Francesa (AD), mais especificamente os conceitos de: formação discursiva, formação ideológica, formações imaginárias e sujeito, acrescendo discussões acerca das práticas neoliberais de ensino (Dardot, 2016) e a concepção de língua no ensino de língua inglesa (Revuz, 1998). Os resultados mostram que o dizer dos manuais ancora-se nas perspectivas cognitivistas, no modo como concebem o sujeito-professor e o sujeito-aluno e compreendem a educação enquanto prática de mercado, na qual professor, aluno e livro didático estão inseridos.Downloads
Publicado
01.11.2020
Edição
Seção
Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba