“ATA!”: O USO DE MEMES E VARIANTES ESPECIFÍFICAS DA LINGUAGEM DA INTERNET COMO POTÊNCIA PARA A PRÁTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Resumo: apropriar-se das Tecnologias da Informação e Comunicação em um contexto global em que a virtualidade ganha cada vez mais espaço nas relações cotidianas, constitui-se em um dos desafios enfrentados pelos docentes de Língua Portuguesa. Nesse contexto, esta investigação objetiva fomentar reflexões sobre possíveis usos da linguagem presente nos chamados memes, assumindo-os como recurso didático para as aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aqui apresentada na forma de relato de experiência. Como objetivos específicos, busca-se: a) apresentar o conceito e relações de contexto dessas produções híbridas e indicar, por meio de exemplos, a suas potencialidades enquanto recurso didático. Vale-se ainda de pequenos relatos de alunos, produzidos espontaneamente durante as aulas e registrados em diário de campo. Os dados apresentados possibilitam reflexões e apontamentos sobre a potência do uso de memes, seja ao longo de aulas expositivas ou mesmo instrumentos de avaliação de aprendizagem corriqueiros, abarcando aspectos formativos no campo das discussões sobre: formalidade, informalidade, variação linguística, análise e interpretação, além da potencial argumentativa que emerge de forma dinâmica e imprime um caráter dialógico nas aulas. Palavras-chave: memes; dialogismo; Língua Portuguesa; variante linguística.Downloads
Publicado
01.11.2020
Edição
Seção
Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba