HIPERTEXTO E YOUTUBE: ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO TEXTUAL E ESTABELECIMENTO DE COERÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Gabriela Gonçalves Carvalho Universidade Federal de São Paulo
  • Vanda Maria da Silva Elias Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumo

Neste artigo, tratamos do hipertexto e suas contribuições para o ensino de língua portuguesa, em uma abordagem sociocognitiva e interacional. O objetivo do trabalho é propor uma discussão sobre coerência e construção de sentido, considerando elementos hipertextuais e multimodais em uma aula na plataforma YouTube. São assumidos neste trabalho os seguintes pressupostos: 1. leitura é uma atividade de produção de sentidos que envolve texto, sujeitos ( autor e leitor) e objetivos que estes têm em jogo; 2. coerência é uma construção que demanda a ativação de vários conhecimentos tendo-se como ponto de partida o texto; 3. hipertexto é um modo de produção de escrita e de leitura que se caracteriza por traços como multilinearidade, multimodalidade e interatividade. Pensando na leitura e compreensão de textos em vídeoaulas no YouTube, analisaremos recursos hipertextuais e multimodais, bem como estratégias pertinentes à plataforma que estimulam a busca por assuntos complementares que possibilitam a participação dos usuários, tendo em vista o contexto de uso de tecnologias da comunicação e da informação. Fundamentamos o artigo em estudos do hipertexto e da produção de sentidos como vêm sendo desenvolvidos na Linguística Textual, bem como em estudos voltados para multimodalidade, a cultura digital e o uso de novas tecnologias da informação e comunicação em contexto educacional. PALAVRAS-CHAVE: Hipertexto. Multimodalidade. YouTube. Interação. Coerência.
Publicado
2020-11-01
Seção
Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba