A PONTUAÇÃO: CONCEITO E PRÁTICAS PELO VIÉS DOCENTE

Autores

  • ANDERSON SILVA SEE-SP/PUC-SP
  • RAIMUNDA FRANCISCA DE SOUSA

Resumo

Esta investigação tem como objetivo mostrar a concepção que alguns professores da rede pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental possuem a respeito do conceito de pontuação, bem como as peculiaridades no ensino desse conteúdo. Para engendrar nossas reflexões, recorremos aos construtos teóricos delineados pela Análise Dialógica do Discurso, tendo como base o conceito de enunciado concreto. Em termos metodológicos, dividimos o trabalho em dois momentos, no primeiro, dada a heterogeneidade sobre conceito de pontuação, procuramos apresentar essa faceta por meio de dicionários, gramáticas, livros didáticos, bem como em livros e artigos de especialistas a respeito do conceito; no segundo momento, fizemos uma entrevista com seis docentes de uma escola pública do interior paulista, na qual as docentes responderam a duas perguntas abertas relacionadas com os sinais de pontuação. Em nossas considerações, observamos o desvio do assunto pelo viés da prática docente, responsabilizando os alunos pelos pontos de atenção e deixando claro um discurso de culpabilização, em que uma das perguntas versava a respeito das dificuldades e facilidades no ensino da pontuação e não as consequências da não aprendizagem da pontuação pelos educandos.

Biografia do Autor

ANDERSON SILVA, SEE-SP/PUC-SP

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL/SEE-SP)

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Publicado

01.11.2020

Edição

Seção

Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba