ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE SUCO MISTO DE LARANJA (Citrus sinensis L. Osbeck, Var. pera-rio) E COUVE (Brassica oleracea l. Var. acephala)
Autores
Maria Luísa Kassuya Pereira Murakami
Emanuel Carlos Rodrigues
Veridiana de carvalho Antunes
IFSP
Wellington de Freitas Castro
Resumo
O consumo de suco misto de frutas e hortaliças é uma opção saudável de hidratação, nutrição e de ingestão de substâncias que podem proporcionar benefícios à saúde, conferindo funcionalidade à bebida. O suco de laranja apresenta em sua composição vários elementos e substâncias primordiais para o corpo humano, com destaque para a vitamina C, que atua no organismo como um agente oxidante e preventivo de diversos distúrbios de saúde. A couve manteiga (Brassica oleracea L. Var. acephala D.C.) também apresenta propriedades nutricionais e funcionais, sendo composta de fibras, minerais, proteínas e vitaminas. No Brasil, verifica-se o consumo popular do suco misto de laranja e couve, mas que ainda de carece de dados sobre suas propriedades físicas e químicas. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um suco funcional de laranja com diferentes percentuais de couve (1, 3, 7 e 10%), fazendo sua caracterização físico-química, bem como verificando sua aceitação por meio de testes sensoriais: aceitação e intenção de compra. A adição de couve no suco de laranja alterou suas propriedades físico-químicas. A aceitação e intenção de compra diminuíram com o aumento da concentração de couve, todavia, de modo geral, os resultados de ambos os testes indicaram que todas as amostras foram bem avaliadas.
Biografia do Autor
Veridiana de carvalho Antunes, IFSP
Possui graduação em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2004), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2013).