ATIVIDADE PRÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA

Autores

  • JOAO PAULO VICTORINO SANTOS IFG
  • Simone IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
  • GUIMES UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo responder como a atividade prática e a contextualização podem contribuir para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se a metodologia do Estudo de Caso, em que um caso é estudado em profundidade utilizando a observação participante. O trabalho envolveu duas escolas de Ensino Médio que ofertam a EJA na rede estadual de Itumbiara-GO, com atividades práticas de Química em laboratório e entrevistas realizadas em grupos com os alunos e três professores, possibilitando um aprofundamento da questão pesquisada pela técnica da Análise Textual Discursiva. Verificou-se que é preciso promover mudanças nas aulas de Química para que o seu ensino permita aos alunos da EJA serem alfabetizados cientificamente e inseridos na sociedade. A contextualização e a utilização de atividades práticas são boas ferramentas pedagógicas capazes de contribuir para o Ensino de Química na EJA.

Biografia do Autor

Simone, IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Doutora em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professora do Instituto Federal de Goiás – Campus Itumbiara.

GUIMES, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

28.01.2020

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares