AS HISTÓRIAS QUE O TÍTULO PROJETA: EXPECTATIVAS PREENCHIDAS (OU NÃO!) NO TEXTO

Autores

  • Beatriz Arruda Doná UNESP

Resumo

Este artigo tem o objetivo de destacar a importância do título nos textos, especialmente nos textos argumentativos. Com arcabouço teórico da Linguística Cognitiva, mostramos como construímos narrativas prévias a partir de elementos do título e como criamos expectativas muitas vezes preenchidas (ou não!) pelo leitor ao final do texto. Dessa forma, sobrepondo narrativas, suspenses e expectativas, o texto dissertativo-argumentativo se constrói também como uma grande narrativa que põe em diálogo autor-leitor e suas histórias. Essa dinâmica dá-se por meio de processos cognitivos analógicos que envolvem metáforas e metonímias na construção de sentidos particularmente relacionados ao modo como vemos o mundo e dialogamos com ele. O trabalho tem especial apelo pedagógico já que nasce da necessidade de ensinar o aluno do Ensino Médio a não apenas argumentar de forma crítica e criativa, mas também colocar títulos nos seus textos. É um desafio enfrentado na sala-de-aula valorizar a construção do título, sua origem e sua importância para a construção de sentido até a conclusão do texto. Tomando como referência as pesquisas anteriores da autora como sua tese de doutorado e as suas práticas recentes como professora de redação do Ensino Médio e curso pré-vestibular, o presente trabalho faz uma junção dessas duas pontas e mostra de forma contextualizada e sequencial (por meio da análise do título da tese de doutorado da autora e de uma redação de vestibular de um de seus alunos) como intuitivamente colocamos título nos nossos textos e como, de maneira sistêmica e intencional, podemos trabalhar essa natureza intuitiva da linguagem de modo a garantir títulos, textos e narrativas criativos. Mais do que isso, como garantir que, de uma tese de doutorado a uma redação de vestibular, o texto não comece no primeiro parágrafo escrito, mas sim pelo título e pelas histórias que ele desperta.

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Publicado

11.11.2019

Edição

Seção

Comunicação Científica, Cognição e Persuasão