Tá, mas e o relacionamento interpessoal, Sr. SARS-CoV2? A escola não é só conteúdo!

Autores

  • Tassio Acosta Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Paula Campi Locatelli de Almeida Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Educação à Distância, EaD, Coronavírus, Covid-19

Resumo

O presente trabalho busca analisar o momento de pandemia atrelado a educação a distância para além do processo educativo em si e como ele impacta diretamente no cotidiano das crianças a partir da ausência do contato físico e do relacionamento interpessoal. O olhar deste trabalho está centrado dentro da nossa própria casa, onde as crianças, uma de 11 anos e outro de 6 anos, também estão vivenciando esta nova realidade. Fez-se uso da metodologia de análise dos discursos, a partir das acepções do filósofo francês Michel Foucault, para compreender os atravessamentos subjetivos vivenciados na situação atual. Conclui-se a existência de um esforço por meio da instituição escolar e dos professores em promover uma prática pedagógica possível, mas que concomitantemente há uma significativa perda formativo-relacional gerando uma instabilidade entre a saudade da escola e dos amigos e a manutenção da crítica ao excesso de conteúdos passados, tanto à época do ensino presencial como no contexto pandêmico atual.

Biografia do Autor

Tassio Acosta, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Paula Campi Locatelli de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2021-03-08