Tá, mas e o relacionamento interpessoal, Sr. SARS-CoV2? A escola não é só conteúdo!
Palavras-chave:
Educação à Distância, EaD, Coronavírus, Covid-19Resumo
O presente trabalho busca analisar o momento de pandemia atrelado a educação a distância para além do processo educativo em si e como ele impacta diretamente no cotidiano das crianças a partir da ausência do contato físico e do relacionamento interpessoal. O olhar deste trabalho está centrado dentro da nossa própria casa, onde as crianças, uma de 11 anos e outro de 6 anos, também estão vivenciando esta nova realidade. Fez-se uso da metodologia de análise dos discursos, a partir das acepções do filósofo francês Michel Foucault, para compreender os atravessamentos subjetivos vivenciados na situação atual. Conclui-se a existência de um esforço por meio da instituição escolar e dos professores em promover uma prática pedagógica possível, mas que concomitantemente há uma significativa perda formativo-relacional gerando uma instabilidade entre a saudade da escola e dos amigos e a manutenção da crítica ao excesso de conteúdos passados, tanto à época do ensino presencial como no contexto pandêmico atual.
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